Ronaldinho na Seleção?
Senhoras e senhores, preparem-se, porque o espetáculo vai começar. Na última quarta-feira (27/7), Flamengo e Santos fizeram a melhor partida do Campeonato Brasileiro de 2011. Partida? Não. Espetáculo. O placar, terminado em 5×4 a favor dos cariocas, traduziu bem o jogo.
Aos 26 do primeiro tempo, torcedores do Peixe comemoravam os 3×0 sobre o time de Luxemburgo. Amargurados, mas nem tanto, rubro-negros esperavam apenas o apito final. Entretanto, eis que ressurge o melhor do mundo por duas vezes (2004 e 2005), Ronaldinho Gaúcho. O craque revelado pelo Grêmio comeu a bola e comandou o Flamengo em uma reação histórica diante do Santos em plena Vila Belmiro (ele fez três gols naquela noite). No fim das contas, foi uma partida sensacional e para os admiradores do futebol só não foi melhor, pois não era final de campeonato.
Então, começaram os rumores de que havia chegado a hora de Ronaldinho voltar à Seleção Brasileira. Aliás, não nos esqueçamos do gol antológico de Neymar durante a partida, que renderá ao garoto uma placa em homenagem ao feito. Voltando ao Gaúcho, especulou-se na mídia, durante a semana, se o craque merecia ou não uma nova chance com a amarelinha. O comentarista do canal por assinatura SporTV, Lédio Carmona, defendeu a ideia.
Então, chega o fim de semana e o Flamengo encara o Grêmio (ex-clube de Ronaldinho) no Engenhão, na cidade do Rio de Janeiro. Em uma bobeada escandalosa do goleiro tricolor Victor, o craque rouba a bola dos pés do arqueiro e faz um gol simples, mas um tanto quanto inusitado. A atuação não foi a mesma vista na Vila Belmiro, mas o artilheiro do Brasileirão 2011 está de bem com a bola.
A convocação está nas mãos de Mano Menezes. Entretanto, se Jadson teve oportunidade, por que não levar Ronaldinho? É fato que o jogador nunca tratou a amarelinha da mesma forma à época de Barcelona-ESP. Entretanto, craque é craque. Gaúcho teve inúmeras chances na seleção, ganhou títulos, entre eles a Copa do Mundo de 2002, mas não repetiu o feito na Catalunha. Isso não é motivo para desconfiarmos da capacidade dele.
Sem dúvida, há jogadores de meio-campo no país que estão sendo revelados aos poucos, tais como Ganso e Lucas, mas por que não dar chances à experiência? Ronaldinho não é ainda o meia dos sonhos para a seleção em 2014, mas se continuar jogando bem, vale a pena convocá-lo. Jadson, Renato Augusto e outros exemplos de jogadores que vestiram a 10 no último ano não estão em nível de Seleção Brasileira.
Se Ronaldinho irá fracassar ou repetir atuações de gala, somente as partidas dirão. Jogadores como ele jamais se esquecem de como é jogar bola, mas chega uma hora em que não conseguem produzir da mesma forma. Ronaldo Fenômeno, Romário, Zico, Tostão, Dirceu Lopes, Garrincha, Rivelino e tantos outros não são jogadores de futebol, mas mestres da bola e merecem tal reconhecimento.
Que tal nos próximos jogos uma parceria entre Ganso e Ronaldinho? Vale a pena arriscar, Mano. Amistosos servem para definir a seleção que irá disputar a Copa e o momento para fazer experiências é agora. Aproveitar o bom momento do camisa 10 do Flamengo pode ser um incentivo para o atleta, além de uma possível melhora na armação de jogadas da seleção canarinho.
Até a próxima semana!


