Primeiro 0km
O sonho de consumo de todo jovem é largar o ônibus e ter um carro próprio. Não qualquer um, mas um carrinho 0km, que pode até ser econômico, mas é seu! Claro que um carro é caro… e com ele vem muitos outros gastos como gasolina, IPVA, seguro… Sem desespero! Manter um carro é caro, mas com um pouco de organização é possível ter conforto sem maiores dores de cabeça.
Em primeiro lugar, quem compra o primeiro carro não dispõe de muito dinheiro e deposita total confiança nos consórcios e parcelamentos. É verdade que os juros estão cada vez menores, mas uma parcela fixa deve ser muito bem planejada. Em algumas situações, analise a possibilidade de pegar um empréstimo e quitar grande parte da dívida. As vezes os juros do empréstimo é menor que os juros da concessionária.
No caso do consórcio, o comprador paga várias prestação e a entrega dos veículos funciona por meio de sorteio, uma cota a cada mês. Não é tanta vantagem, pois assim como você pode ser o primeiro sorteado, pode ser o último em um consórcio de 60 meses. O parcelamento é cada dia mais vantajoso, ainda mais com as quedas de IPI.
Antes de se decidir pelo veículo, é necessário traçar um orçamento de gastos. Os gastos essenciais são: combustível, IPVA, seguro, DPVAT e licenciamento. Para simplificar a consulta, olhe a tabela abaixo com especificações dos carros econômicos mais vendidos no Brasil:
1. Pálio 2010: Pode ser comprado a partir de R$ 28.930,00. Tem as opções de motor 1.0 ou 1.4, Flex ou gasolina. O 1.4 faz 85 cv com gasolina e 86 cv com álcool, e o 1.0 alcança 73 cv com gasolina e 75 cv com álcool. Os itens de série são direção hidráulica, aerofólio traseiro, faróis de neblina, computador de bordo, My Car Fiat, volante com regulagem de altura, vidro traseiro térmico com limpador e lavador. O consumo do 1.0 na estrada é de 17km/L a gasolina e 14 km/L a álcool.
2. Fiat Uno 2011: Preço a partir de R$ 25.550,00. Motor 1.0 e 1.4, Flex. O motor 1.0 é capaz de produzir 73 cv com gasolina e 75 cv com álcool, o motor Fire 1.4 gera 85 cv com gasolina e 88 cv com álcool. Consumo urbano de 14,5 km/L. Ar-condicionado, direção hidráulica, ABS com EBD, Airbag para motorista e passageiro, rodas em liga leve, vidros elétricos e farol de neblina são opcionais.
3. Celta 2010: Preço a partir de R$ 24.963, duas portas, e R$ 28.128, quatro portas. Motor Flex 1.0, alcança 77/78 cv e 5.200 rpm. Concumo urbano de 13,8 km/L com gasolina e 9,5 km/L com àlcool. Travas elétricas, vidros elétricos, sistema de vidro com anti esmagamento e travamento automático das portas à 15km/h são opcionais.
4. Gol 2010: Preço a partir de R$ 27.320. O motor 1.0 gera até 76 cv de potência. Consumo urbano de 9,5 km/L com álcool e 13,5 km/L com gasolina. Como intens de série, o carro vem equipado com pára-choque na cor do veículo, roda aro 13, vidros verdes, pára-sóis com espelho, tomada 12 volts, apoios de cabeça traseiros, hodômetro digital e ajuste de cintos de segurança dianteiros.








