O guia definitivo para escolher o colarinho da camisa
O colarinho é uma das principais considerações que devem ser feitas em relação a camisa. Além de combinar com o seu nó preferido, ele deve ser capaz de equilibrar o formato do seu rosto (vamos abordar esse assunto aqui mais tarde). O colarinho com abertura mais estreita entre as duas extremidades da gola funciona bem para equilibrar rostos mais largos, e comporta nós menos volumosos, como o simples e por aí vai…. Dá uma olhada no nosso guia para escolher o colarinho da camisa
1. Clássico
Esse é o colarinho mais comum e pode ser encontrado em aproximadamente 90% das camisas sociais. É elegante e perfeito para ser usado fechado, com uma bela gravata. Graças a sua largura, comporta nós mais espessos, como o four-in-hand.
DICA: Para as ocasiões mais informais, prefira um outro tipo de colarinho, com mais personalidade.
2. Francês
Este colarinho também é visto na maioria dos ambientes de negócios e funciona como uma boa vitrine para a sua gravata. Se você optar por abrir mão dela, o colarinho francês acrescenta um toque um pouco mais formal a ocasiões mais casuais.
3. Italiano
Esse é tido com um colarinho mais clássico e aristocrático. Graças a abertura generosa das pontas, comporta nós maiores, como o Windsor e é geralmente usado com gravata.
4. Colarinho Contrastante
Também conhecido como “colarinho de banqueiro”, é um tipo ultra-profissional, embora tenha sido visto recentemente em camisas mais casuais. Alguns o consideram um tipo um tanto “arrogante” de colarinho, mas pode tornar-se um “respiro” no seu guarda-roupas, principalmente se o corpo da camisa tiver um padrão mais moderno.
Esses aqui são os que a gente mais vê nas vitrines por aí:
5. Cutway
Se você está procurando fazer uma declaração elegante e cosmopolita de estilo, esse é o colarinho ideal. De origem inglesa, tem sido visto em muitas coleções e fica bem com nós mais largos, como o Windsor, graças ao enorme espaço entre suas pontas.
6. Curto
Esse é o colarinho da vez. Acompanhando a onda slim que tomou conta das coleções graças a Hedi Slimane, ex-estilista da Dior Homme que escandalizou o mundo da moda com silhuetas slim e calças skinny para homens no começo dos anos 2000, o colarinho também encolheu. Esse tipo de gola só pode ser usada, quando dá, com gravatas slim, e nós simples.
7. Americano
Considerado o mais informal de todos, foi criado pela marca Brooks Brothers. Originalmente, tem a gola mais alongada, mas ganhou um upgrade nas últimas temporadas e anda mais próximo ao Clifford, um colarinho da década de cinqüenta. Se você quiser usar gravata, não se esqueça de que ele é adequado àquelas mais slim, que vão comportar nós do tipo simples.








Muito boa a ideia de criar um site para dar dicas de moda para os homens. Eu mesmo não sabia das diferenças entre os colarinhos. Como uso terno e gravata todos os dias, a dica foi muito útil. Queria saber mais sobre as combinações entre gravatas, camisas e ternos.
Um abraço.
João Pimentel.