Tendências surgem e caem da noite para o dia, isso não é nenhuma novidade para pessoas que acompanham o mundo da moda. O mesmo aconteceu com o cigarro, item quase obrigatório aos requintados dos anos 50. Atualmente, no século XXI, ele é considerado um hábito indesejado.

O coordenador do curso de moda do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB), Marco Antônio, explicou que o surgimento de novas tendências no final dos anos 80 ocasionou essa mudança no comportam

ento social. “Os valores da sociedade de hoje incluem um culto ao corpo associado à saúde. Tanto que existe todo um comércio de substâncias lícitas e ilícitas para fazer com que o corpo chegue ao ideal.”

O cigarro degrada o corpo. Nos anos 50 não existiam pesquisas e estudos que explicassem os males causados ao decorrer nos anos. A informação trouxe a consciência de que, com o tempo, o hábito de fumar resulta em uma série de conseqüências físicas indesejadas.

Uma curta lista de dez mudanças físicas, a curto e médio prazo, causadas pelo fumo pode dar uma idéia sobre o que o cigarro pode causar.

1.  Queda de cabelo: O fumo causa contrações em vasos sanguíneos que irrigam o couro cabeludo, impedindo a passagem de oxigênio para os folículos capilares e enfraquecendo-os.

2. Envelhecimento: Fumar faz com que a pele perca a elasticidade, provocando rugas e envelhecimento precoce.

3. Psoríase: É uma inflamação que provoca manchas vermelhas por todo o corpo. O fumo ocasiona tendência até três vezes maior de contrair esta doença.

4. Dentes manchados: O alcatrão e a nicotina tingem o esmalte dos dentes e ainda destroem o osso que compõe a estrutura dentária, mais conhecido como periodontite.

5. Infertilidade: Homens sofrem uma queda relevante na contagem de esperma e aumento de espermas defeituosos. Cerca de 120 mil homens ingleses sofrem de impotência por causa do tabaco.

6. Varizes: O cigarro enfraquece as paredes das veias, causando dilatação e  formação de varizes, coagulação sanguínea e risco de trombose.

7. Mau hálito: A nicotina seca as membranas da boca que produzem saliva. Na ausência de saliva, a respiração produz um odor desagradável.

8. Amputação: O cigarro é uma das maiores causas de amputação de pé e perna, anualmente, cerca de 2.000 fumantes perdem parte de seus corpos dessa maneira. Mal causando também pela má circulação.

9. Ronco: Fumantes têm seis vezes mais probabilidade de roncar que não fumantes por causa da baixa capacidade de respiração.

10. Perda de possíveis parceiras sexuais: Uma pesquisa inédita realizada pela Pfizer revelou que 7% dos entrevistados já deixaram de transar pois o parceiro ou a parceira tinha o hábito de fumar.

O Brasil está na lista de países que multam pessoas que fumem em locais fechados. O estabelecimento e o fumante são multados. A Vigilância Sanitária fiscaliza regularmente os estabelecimentos.

1 comentário sobre “É proibido fumar!

  1. Uma mulher após 30 anos naturalmente perde 2% das suas reservas de colágeno por ano, levando a um quadro de flacidez. Já a fumante perde 7% desse estoque por ano. Complicado ficar com uma fumante, né?

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.