Moda para Homens
Desde que a moda brasileira ganhou nome, sobrenome e um calendário organizado, vários profissionais se destacaram no processo de sedimentação dessa identidade brasileira. Na história desta construção, o stylist Daniel Ueda é, sem dúvidas, um dos nomes de grande destaque.
Daniel nasceu em Dracena, no interior paulista. Se mudou para a capital para estudar moda e em seguida foi estagiar na revista Vogue Brasil. Está no ramo há 15 anos e entre seus clientes estão marca famosas como Vivara, Arezzo, Colcci, além de grandes publicações de moda e comportamento do país, como FFW Mag!, Rolling Stones, Revista s/nº e Vogue. O mistermag aproveitou a vinda de Daniel Ueda para o ParkFashion e conversou com ele sobre moda masculina e mercado.
mistermag: A moda masculina cresceu muito nas últimas décadas. Como você vê este progresso hoje em dia, no Brasil?
Daniel Ueda: “A moda masculina anda devagar em relação à feminina. Até mesmo por uma questão histórica, mas aos poucos nós estamos conseguindo abrir a cabeça das pessoas. O Brasil é um país super machista e ao mesmo tempo os brasileiros gostam de cor, são calorosos e no final das contas, isso ajuda. Não está ainda do jeito que eu quero, mas está caminhando.”
mistermag: E quais são as principais dificuldades para trabalhar com o público masculino?
Daniel: “A indumentária masculina é mais difícil de trabalhar porque é mais básica, camiseta, calça, bermuda. A feminina tem uma grande quantidade de peças, que nós chamamos separates. O grande desafio é criar com equilíbrio pra que não assuste as pessoas. Aos poucos a gente chega a uma moda mais moderna, que as pessoas entendam.”
mistermag: E quanto aos modelos masculinos em Brasília, o mercado tem crescido?
Daniel: “O casting de modelos de Brasília está crescendo demais. O masculino está muito forte, melhor até mesmo que o feminino. Eu usaria vários modelos daqui em desfiles de São Paulo.”
mistermag: Daniel, e os estilistas locais?
Daniel: “Quanto a estilistas tem muita gente nova bacana no cenário brasiliense, que eu quero conhecer com certeza. Uma faculdade de moda vai realizar um desfile amanhã. Eu acho que tem muito sangue novo a conferir.”
Fotos: Guilherme Licurgo e Sueli Estrela


