5 dicas para apreciar um Malbec no “Malbec Day”

malbec-day

Hoje, (17), é comemorado o Malbec Day, uma iniciativa da industria vitivinícola Argentina para promover seu vinho mais importante. Formado por uma série de eventos culturais simultâneos em 44 países pelo mundo, o Malbec Day está em sua quinta edição e divulga as características dessa uva que se tornou símbolo de personalidade e intensidade.

No Brasil, as festividades terão lugar em São Paulo e Curitiba. Brasília ficou de fora dessa, o que é uma pena, já que no ano passado houve algumas ações em restaurantes da cidade.

Mas não tem problema, aqui você vai ficar sabendo de tudo o que interessa para promover o seu próprio Malbec Day!

O que esperar desta uva

Os vinhos da uva Malbec são produzidos, em geral, para agradar ao grande público. Isso quer dizer que as uvas são colhidas super maduras, os vinhos têm em geral um alto nível alcóolico, são de médio corpo ou encorpados e de preferência têm passagem por barrica bem destacada. Isso não quer dizer que não possamos encontrar vinhos mais elegantes e equilibrados, mas a regra aqui é jogar para as massas. Portanto, espere por vinhos carnudos, com aromas e sabores de frutas bem maduras e taninos macios.

Algumas curiosidades

Em 2012, 31% das uvas tintas plantadas na Argentina eram de Malbec, com cerca de 33.866 hectares cultivados. No mesmo ano, o Brasil importava cerca de 4,61% da produção de vinhos da Argentina. Fiquei decepcionado com esses números, achei que a participação brasileira fosse bem maior. Se você considerar que o vinho Argentino está entre os 3 vinhos finos mais consumidos no Brasil, junto com Chile e Portugal, percebe-se o quão pouco vinho bebe o brasileiro.

*Fonte: Instituto Nacional de Vitivinicultura

Harmonizações

O Malbec pede pratos com alguma intensidade e peso. Vai bem com carnes grelhadas e é uma boa companhia para massas a base de molhos mais encorpados, ragu de carne, etc.

Quando beber

Apesar de fazer um bom par com carnes, eu não beberia um tinto de Malbec naquele churrasco de domingo a beira da piscina. Para uma ocasião assim, eu recomendaria um Rosé de Malbec bem gelado, ideal para os dias quentes. Deixe os tintos para os dias mais frios, noites românticas ou um jantar entre amigos.

Os melhores produtores e onde encontrá-los

Mistral
Lago Sul QI 09 bloco J
61 3701-1000

Catena Zapata

Talvez o produtor argentino mais famoso no mundo. Nicolás Catena e depois sua filha Laura, foram alguns dos responsáveis por tornar os vinhos da Argentina, e por consequência a uva Malbec, reconhecidos e admirados em mercados exigentes como a Inglaterra e Estados Unidos.

Dv Catena Cabernet Sauvignon/Malbec

Vinho de uma gama um pouco mais alta, mas vale a pena o investimento para conhecer um excelente exemplar de um dos melhores produtores.

malbec-day-1

Tikal

Projeto de Ernesto Catena, filho de Nicolás, produz vinhos mais modernos e ousados.

Alma Negra Malbec Rosado Brut

Espumante rosé feito de uva Malbec. Gosto muito deste espumante, uma ótima pedida tanto à beira da piscina quanto numa recepção à noite. Fácil de beber, tem uma coloração muito bonita.

malbec-day-2

Enoteca Decanter
CLS 208, bl. A
61 3340-8433

Luigi Bosca

Vinícula administrada com competência pela família Arizu, conta com uma ampla gama de vinhos, para todos os gostos e bolsos

Finca la Linda Malbec

Vinho fácil de beber e que não custa caro. Uma ótima introdução aos vinhos da vinícola.

malbec-day-3

Malbec D.O.C

Um dos vinhos mais emblêmaticos da vinícula, é um vinho de vinhedo único. Muito elegante e com o conceito de terroir levado a sério.

Art du vin
Lago Sul QI 03 bloco D
61 3365-2765

Atamisque

Vinícola pequena, pouco conhecida no Brasil, mas bastante focado em qualidade. Procurar pelas linha Catalpa e Reserva

Alto Las Hormigas

Vinícola com capital italiano. Faz vinhos super concentrados e intensos. Comece pelo Clásico Malbec

Grand Cru
Lago Sul QI 9/11, Conjunto L-Lj.06
61 3368-6868

A Grand Cru é um importadora que surgiu na Argentina, então não poderia deixar de ter uma linha interessante. Procure pelos vinhos da Cobos para vinhos super concetrados e caros. São produzidos com a consultoria de Paul Hobbs, um dos grandes nomes dos vinhos Californianos.

Escorihuela Gascón produz uma ampla gama de rótulos bem conhecidos por aqui.

E por último, não deixe de conhecer os vinhos da Humberto Canele. São pioneiros na fabriacação de vinhos na região do Rio Negro, na Patagonia. Uma oportunidade para conhecer um Malbec que não venha de Mendoza. Procure pela linha Gran Reserva.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.