Sobre a mágoa e a síndrome de Peter Pan
Você entende o que é mágoa, né? É diferente de raiva. Mágoa é um buraco por dentro, algo vazio. Raiva é vermelho, mágoa é cinza. Raiva é proativa, mágoa é algo que acontece quando você se sente impotente diante da situação. Raiva é algo que vem pra resolver, por bem ou por mal, alguma coisa. Mágoa é algo que não resolve nada. Se alguém te deixa com raiva você chora, grita, briga e, em algum lugar de você, luta pra mudar. Mágoa? Você não faz nada. Se algo te magoa, esse algo fica pesando e você suspira com essa vontade de que isso desapareça. E você pensa “daqui a pouco esqueço, daqui a pouco passa…”
Sabe o que é pior da mágoa? O tempo. Mágoa é pra sempre. Ela acumula. Sabe qual é a segunda coisa pior? Quanto mais você ama uma pessoa, quanto mais você confia, maior é a capacidade que ela tem de te magoar. Mais fundo ela te machuca. Se tem algo que eu posso citar do amor que é uma desvantagem absoluta é isso. Quanto mais amamos, mais mágoa essa pessoa nos causa. Mais acesso ela tem aos nossos bem-quereres. Mais liberdades ela tem de nos desiludir.
E o que te magoa é pra sempre. Eu acho sempre que sou imune a esse tipo de sentimento eterno, de remoer coisas. Quero ser essa linda e feliz criatura desapegada e fazer da minha vida uma eterna passagem de pessoas e lugares. Queria ser esse ser leve e etéreo que nunca se deixa pegar, nunca se deixa ficar triste por alguém. Bem, na maior parte do tempo, funciona.
Acesso. É esse o problema. Damos acesso a algumas pessoas. Sabe a incrível fábrica de chocolate? É. Algumas pessoas tem o “Golden Ticket”. E sabe o que é mais engraçado? Elas nem sabem disso. Como sou muito querida e divertida com todo mundo, sou social, é a minha natureza, e tenho muita gente por perto sempre, quem é especial nem nota que é. Erro meu? Pode ser. Acontece. É a profissão, é meu temperamento. Mas é preciso que se diga que nem todo mundo tem o cupom dourado. Quase ninguém tem acesso. É difícil entregar o coração. Quando entrego, entrego de vez. Foi. Paciência.
Bom, tenho evitado dar acesso. A senha tem ficado cada vez mais secreta. Já coloquei mais gente com status V.I.P na minha vida. Hoje posso dizer que não confio mais tanto, tanto quanto já confiei…
Acho que fico mais e mais triste em ver que não é uma atitude errada minha, não… É fato. As pessoas te decepcionam. E, quem sabe, nem é culpa delas. É a tal da expectativa. A expectativa é a mãe da m*erda. É o que eu sempre digo. Mágoa é isso. É esperar. Sem esperança, não existe como te magoar. Acredite em mim. Não espere de ninguém. Não pense que as pessoas vão te dar o que você tem dado a elas. Elas vão te dar o que podem, ou o que querem. E, sim, vão aceitar o afeto que você der a elas de bom grado, sem a mínima obrigação de te devolver na mesma moeda. Quem disse que tem de ser assim? Onde assinamos um contrato? Quem disse que temos de amar e sermos amados na mesma medida? Nunca é assim. Nunca!
É. Coisa pra se aprender. Quem ama se deixa magoar. Quem espera se deixa magoar. Muitos dirão que faz parte, que temos que aprender com as mágoas e crescer com elas. Cara, ando batendo com a cabeça no teto. Chega.Tô bem desse tamanho. Deixa a pequena Ane em paz. Ela não quer crescer.


Não tem contrato, somente as texturas do ser.
Valew Sueli! Bj! 🙂
Cara…….lho!!!! Dá vontade de mandar certinho pro endereço de alguém! Ótimo Ane… É assim mesmo! Acho que todo mundo tem esse endereço pra mandar essa mensagem! Afff.