Tendências de Verão 2012
O verão ainda nem começou direito, mas já estão nas lojas as coleções de Verão 2012, lançadas nas semanas de moda que aconteceram em junho deste ano.
É nessa hora que você começa a considerar algumas comprinhas de última hora nos bazares que pipocam pela cidade, ou mesmo de novas peças para enfrentar a estação mais quente do ano, certo? Bem, fiéis que somos ao nosso compromisso de “descomplicar a moda” e de facilitar seu caminho por entre as araras, preparamos esse guia descomplicado para que você possa entender de onde veio e para onde vai a cara do verão 2011.
O imperativo no masculino continua sendo dessazonalizar, ou seja, abandonar as convenções que restringem certas peças e tecidos a uma determinada estação. Até porque com tantas mudanças e instabilidades climáticas, o figurino manda mesmo é que apostemos em roupas com livre trânsito, que possam cruzar dias e noites. Veja as apostas eleitas pelo Mistermag, na São Paulo Fashion Week, maior semana de moda da América Latina para o verão 2012.
No melhor estilo “tem pra todo mundo”, como manda o fugurino do mundo globalizado, a silhueta pode ser mais ajustada na parte de cima e ampla nas pernas, que ganham um afunilamento na barra (calça cenoura), acompanhando o corpo, numa versão mais confortável das calças slim (que afinal acabaram pegando mesmo só na Europa) ou oversized mesmo, na parte de cima e na de baixo, que pode inclusive ganhar ganchos deslocados para baixo, mas que nada tem a ver com as calças Dohti de cinco ou seis temporadas atrás.
Há dois pontos de destaque no corpo masculino. Desde as duas últimas temporadas, o colo e o tornozelo ganham o foco. Daí, surgem camisas e camisetas, camisas, coletes e cardigãs com decotes profundos, em um tímido movimento que vai ao encontro da sensualidade masculina. Deixe o preconceito de lado e aproveite essa onda!
Aposte em calças mais curtas (cropped pants), seja na barra ou mesmo via dobraduras que você pode fazer por si só.
Os beges invadem as cartelas de cores da estação mais quente do ano. Vale o cáqui propriemente dito, em um visual mais safári ou investir em desdobramentos da cor, desde o marrom até o off white.
Na onda de destaque ao tórax, aos poucos o jogo do revela x esconde chega às coleções masculinas. O corpo masculino ensaia timidamente mostrar-se, mas em vez disso, aproveita tricôs levíssimos para jogar com as sobreposições, que prometem salvar as noites de quem estica direito do trabalho para a balada.
Cores, cores, cores. Uma explosão delas migra para a temporada masculina. Deixe a monotonia dos cinzas e pretos de lado e invista em pontos de luz no seu visual, seja no contraponto com os tons fluo que começam a migrar dos anos 90 para o guarda-roupa masculino, ou mesmo em versões mais lavadas, chegou a hora de colorir a cena.
A influência militar, fruto da vibe anos 70 que atinge a moda (e que abrigou o finalzinho da Guerra do Vietnã), está presente. Em suas variações, valem versões de “hamburgueres” como na coleção da Reserva ou tipos mais identificados com os tipos usados pelos exércitos reais, como no verão de Alexandre Herchcovitch.
A peça ganha revisita e surge em comprimentos variados e abordagens inéditas. Vale desde a velha e boa jardineira até versões curtas.
O colete ganha versões inusitadas, tudo em nome da revisita ao guarda-roupa formal masculino. Neste jogo, valem jeans, moletom, peças com mood esportivo ou mesmo mantê-lo com cara da velha e boa alfaiataria. Para acompanhar as T-shirts e deixar o look moderno e bem composto, eles são imbatíves.
A tecnologia têxtil ganha cada vez mais espaço no guarda-roupa. Desde tecidos que não amassam, até matérias que protegem contra os raios UVB, o futuro é agora e vale apostar em metalizados, matelassados e no náilon bem leve, ideal para usar em sobreposições bem pensadas.
Na onda da não demarcação das temperaturas nas temporadas de moda, houve espçao sim no verão 2012 para parkas e casacos. Desde versões de trench coats até mesmo peças com influência dos esportes feitas em náilon e tactel, a ordem é sobrepor para não ficar na mão na hora em que o clima esfriar.
A revisita ao guarda-roupa clássico permanece. De lá migram calças com pregas e as famosas “chino” ou seja, calças de algodão com modelagem de alfaiataria e bolso faca. Lembra?













