Zebra passeia solta
Zebra. Este é um termo muito usado no futebol para caracterizar uma equipe fraca que consegue se classificar às finais de um torneio com adversários de alto nível. Por exemplo, quando Senegal venceu a França na Copa do Mundo de 2002. Na Copa América, vivemos uma situação semelhante, portanto, daremos o apelido de Lhama peruana, pode ser?
Bem, Venezuela, Paraguai e Peru são tremendas Lhamas na Copa América. As três seleções chegam às semi-finais desbancando Chile, Brasil e Colômbia, respectivamente. Outro time a se classificar foi o Uruguai, ao vencer a Argentina. Apesar de inesperada, a derrota dos hermanos não pode ser considerada uma Zebra, já que a Celeste Olímpica sempre esteve entre as três maiores forças do futebol sul-americano.
Por falar em Argentina, vamos lá. A anfitriã se despediu da Copa América ao ser derrotada pelo Uruguai nos pênaltis. Os hermanos até que jogaram bem e, como adiantamos no post anterior, o jogo foi duro e difícil, para ambas. A seleção deixa a competição com um ar de melancolia, mas nada que diminua a grandeza do futebol por lá. Certamente Carlitos Tévez, Messi, Agüero e Mascherano continuam sendo jogadores excelentes e a Argentina segue como uma ótima seleção.
Aos vencedores, os parabéns. Uruguaios demonstraram uma raça impressionante no jogo diante dos Hermanos. Diego Forlán e Luis Suárez infernizaram a vida dos zagueiros argentinos. A Celeste Olímpica teve um jogador expulso aos 38 minutos do primeiro tempo e jogou até o fim do segundo de forma igual. O volante do Botafogo Arévalo grudou igual a um carrapato em Lionel Messi e dificultou, e muito, a vida do argentino. Por sinal, o goleiro Muslera foi um monstro em campo e se tornou o herói da partida. Com as saídas de Argentina e Brasil, certamente o Uruguai é o favorito ao título da Copa América.
E nós, como ficamos a partir de agora?
Como você já sabe, a seleção brasileira foi eliminada nos pênaltis após perder para o Paraguai. Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred erraram as cobranças e nossos adversários marcaram em duas. O Brasil está fora, mas não há motivos para pânico. Como disse o técnico ainda à frente da seleção, Mano Menezes, este é um trabalho a longo prazo e que visa a Copa do Mundo de 2014.
Ganso, Neymar e Pato não saem manchados, mas deixam a sensação de que poderiam ter jogado mais. No entanto, é de se ter paciência, pois são jóias que precisam de tempo até se acostumarem com a seleção. Tristeza e incerteza são sentimentos normais em situações como esta, mas vale também confiar no trabalho e aguardar novos jogos.
Alguns jogadores podem vir a ser convocados, como Hulk (Porto) e Fábio (Cruzeiro), mas a essência deve continuar a mesma. Júlio César, Maicon, Lúcio, Thiago Silva, Neymar, Ganso devem permanecer apesar da derrota, já que podem jogar muito e levar a seleção a um título.
No entanto, vale a pena reavaliar a permanência de Lucas Leiva, André Santos e Jadson, e quem sabe testar outros nomes.



