Como usar coturno
Se há um calçado que exerce fascínio sobre os homens, esse calçado é o coturno. De líderes de bandas punk a políticos que fincaram no mundo sua marca, como Che Guevara, todos caminharam sobre esses pisantes de apelo militar. Para não cair na malha das Forças Armadas, que é de onde vêm os mais clássicos e até porque isso não é novidade nenhuma para ninguém, resolvemos falar de outra versão não menos emblemática e que ajudou a escrever não a história de guerras ou de paz: mas a hitória do rock & roll. Estamos falando dos famosos Dr. Martens.
Sabe aquelas botas/coturnos de estilo militar com o solado grosso de borracha e uma costura amarela? Pois é, são as famosas DMS.
Elas surgiram em 1946 quando o alemão Klaus Märtens, que era médico do exército alemão na II Guerra Mundial, machucou o tornozelo esquiando e percebeu que seus pés já estavam prejudicados por causa das botas militares que ele precisava usar. A partir daí, Märtens começou a estudar e projetar melhorias para as botas usadas pelo Exército. Trocou o couro por um tipo mais macio e colocou um solado de borracha com melhor amortecimento.
Em 1947 o doutor Klaus Märtens se associou ao amigo também médico Dr. Herbert Funck e começaram a produzir as botas para vender, com a borracha que era jogada fora nos aeroportos da força alemã Luftwaffe. Foi quando as botas ficaram populares entre as donas de casa mais velhas, já que eram confortáveis e tinham um ótimo amortecimento.
Depois do crescimento das vendas e da abertura de uma fábrica em Munique, a fabricante inglesa de sapatos British R. Griggs Group Ltd. comprou o direito de fabricar as DMs no Reino Unido. Lá as peças ganharam a famosa costura amarela e a sola começou a ser chamada de AirWair, sendo então patenteada.
No dia 1 de abril de 1960 as primeiras Dr. Martens começaram a ser vendidas no Reino Unido. Era o modelo mais famoso, a de cor vinho e costuras amarelas. Elas são chamadas de 1460 justamente por causa da data de lançamento. Tornaram-se as preferidas pelos trabalhadores, por oferecerem conforto para quem trabalhava o dia todo em pé ou caminhando.
No final da década de 60, os skinheads descobriram as famosas botas de solado emborrachado e a trasnformaram no símbolo do medo. O grupo, de ideologia nazista, agredia negros, homossexuais, judeus e outros grupos que iam contra o principio da “pureza de raça”. Finalmente em 1970 com o “boom” do movimento punk, as Dr. Martens começaram a ser usadas também por esse grupo e deixaram de ser associadas aos skinheads.
Hoje as botas Dr. Martens são usadas por diferentes “tribos”. Existem de modelos de vários tamanhos, cores e até personagens famosos e considerados “infantis” estampam as botas, como a gatinha Hello Kitty. É muito usada entre os estilosos e amantes da moda. Este ano, elas completaram seu cinquentenário e em comemoração foi criadoum hotsite. Dez artistas produziram 10 músicas diferentes e gravaram clipes para essas músicas. Tudo em homenagem a esse ícone famoso no mundo inteiro.
Em homenagem ao coturno e para celebrar o estilo militar, O mistermag te mostra cinco maneiras de usar o coturno. Dá uma olhada.




FICHA TÉCNICA
Modelo: Néfi Crosara @Win Models | Fotografia: Vinicius Santa Rosa | Direção, concepção: Márcia Rocha | Produção e beleza: Max Araújo | Roupas e acessórios: Calvin Klein, fone: 61 3462-1723, Testo, fone: 61 3366-4686, VR Menswear, fone: 61 3361-9823
