A fotografia surgiu quase que por acaso. A câmera que ganhou de presente para clicar os sorrisos dos filhos acabou virando instrumento de trabalho e conquistou um lugar definitivo na vida de Sueli Estrela, uma das pouquíssimas mulheres a se aventurar na fotografia de moda em Brasília. Dona de um olhar único e de uma sensibilidade encantadora, Sueli coleciona imagens marcantes ejá fotografou para marcas grandes da cidade, como a masculina Nyll, com o modelo Lucas Mutinelli. Na segunda matéria de nossa série com os nomes da fotografia de moda de Brasília, saberemos um pouco mais sobre a trajetória de Sueli Estrela.

Como surgiu seu interesse por fotografia?

Resumindo muito! Tudo começou em outubro de 2005 quando decidi povoar o mundo com homens lindos e sedutores. Em um ano e três meses, nasceram 3 crianças na família… O Yuri e os gêmeos Caio e Heitor, que hoje têm quatro e três anos, respectivamente. Comecei a clicar esses pequenos sem parar. Ganhei uma câmera profissional do meu marido, e fui explorando os recursos da máquina. Comecei a fazer um curso atrás do outro e passei a me interessar por fotografia profissional. À medida que ia dando continuidade aos cursos, fui descobrindo que áreas mais me atraíam. Eventos, não… Moda e publicidade, sim, sim. Comecei fazendo books e, em seguida, passei a clicar publicidade e editoriais de moda.

E pela fotografia voltada para a moda?

Fiz dois cursos que me despertaram a curiosidade por esse ramo. O primeiro foi o curso de Fotografia de Moda da Universidade de Fotografia da UPIS. O interessante é que a aula de fotografia prática não foi o que me incentivou, mas especificamente a aula de produção de moda, ministrada por Márcia Rocha.

Simultaneamente fiz um workshop, também com foco para fotografia de moda, com o fotógrafo Vitor Shalom. Depois de todos os trabalhos que já fiz em parceria com diversos  profissionais que estão envolvidos com moda, constatei que não basta estudar e tentar aprender e praticar tudo que precisamos saber pra fazer uma boa foto.  É importante estar cercado por bons profissionais, produtores de moda, maquiadores, agências e modelos. São eles que montam o cenário perfeito pra gente criar a nossa luz e registrar. Cada um tem seu papel. E em Brasília tem muita gente boa trabalhando nisso.

Na sua opinião, que características um fotógrafo deve ter?

É imprescindível que domine com segurança o que faz, estudando as técnicas e equipamentos e sabendo, também,  identificar na prática os detalhes e sutilezas que tornam uma imagem boa de se apreciar.

Você tem um trabalho preferido?

De publicidade, tem um catálogo que fiz pra marca Suzana Rodrigues Biojóias. Foi feito num fundo simples, preto, com a modelo Ellen Muniz, da Scouting e beleza de Ronaldo Melo. Foi um dos primeiros trabalhos de publicidade que fiz e gostei do resultado.

suzana rodrigues

De moda, foi um ensaio sensual com a modelo Leda Morena da Glam. Foi clicado no ateliê de minha prima, Célia Estrela, que é artista plástica e pinta telas lindas. Abeleza foi de Nei Lima, da equipe Ricardo Maia e a produção de Márcia Rocha e Nina Monteiro pro Mistermag.

Leda Morena

Dos books, o que mais me encanta são os bebês. Cada um que faço passa a ser o meu preferido. O último ensaio foram gêmeos. Bebê sempre arranca um sorriso de quem olha.

bebes

Você tem algum ídolo na fotografia?

Annie Leibovitz, ela é completa. E Ami Vitale, ela faz pessoas comuns, suas culturas, lugares e natureza como ninguém, são imagens perfeitas.

De que filme você teria assinado a fotografia?

Coração Valente, dirigido e estrelado por Mel Gibson.

Você tem alguma imagem ou foto preferida?

Na verdade não. Gosto de muita coisa que vejo, e procuro ver muitas imagens, principalmente de moda,  para treinar o olhar. Tem muita coisa linda por aí…. pelo mundo, como diz uma amiga,  mas tem muita coisa ruim também. Me sinto feliz pelo simples fato de conseguir diferenciar uma coisa da outra.

Que modelos você gostaria de clicar?

Também não tenho preferências. Como já disse, gosto de me cercar de pessoas que fazem um bom trabalho. E pra fazer trabalho bem feito, tem que gostar do que faz.

Na sua opinião, que modelo masculino mais se destaca aqui em Brasília?

Jonathan Dalcin, da Glam

jonathan-1

Para que marca ou marcas você gostaria de fotografar?

Gosto do que vejo atualmente nas campanhas da Ávida, Avanzzo, Vila Romana, MOB e Mr. Foot. São propostas que me atraem, com locações e produções muito interessantes.  Infelizmente, até mesmo as marcas que são daqui de Brasília buscam profissionais fora da cidade para concretizar as campanhas. Tenho esperanças de que um dia isso possa mudar.

E revista de moda?

Vogue. A italiana, então. Adoraria conhecer a Itália!

Quais são seus projetos para 2010?

Com a exposição de fotos que fiz no Park Shopping, em dezembro, ganhei visibilidade pra fazer books, ensaios fotográficos de família, grávidas, crianças e bebês. Pretendo continuar a expor periodicamente, mas quero também dedicar um período maior do meu tempo para os trabalhos de moda e publicidade, principalmente publicidade voltada para moda. Estou investindo em algumas ações para alcançar essa meta.

10 comentários sobre “Fotografia made in Brasília

  1. Sinto orgulho de você e do seu trabalho…
    Há diferença em tudo o que você faz,
    por que há nítida expressão de amor. Beijos!

  2. Su, que fotógrafa linda! Adorei a foto. E Parabéns. Te digo uma coisa, irmã, vejo a minha carinha no espelho diariamente há quase quarenta anos e nunca me achei tão bonita como nas fotos que vc fez pra mim. Excelente trabalho. Encontrou, definitivamente, a sua praia.

  3. Sueli,parabéns!!Acredito que o reconhecimento que tem recebido é apenas a ponta de um iceberg tendo em vista teu talento e dedicação. Torço por vc sempre.

  4. Sú, vc é demais!!! Parabéns, me surpreendo com a qualidade e profissionalismo do seu trabalho.
    beijão…. sou se fã (acho que numero 57… sei lá… mas sei que sou seu fã mil bjs.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.