Por de trás do show
O desfiles duram em geral um tempo curto, cerca de 8 minutos, mas esses minutos são resultado de um trabalho de meses, segundo o stylist. “É preciso no mínimo três meses para pensar o tema, os tecidos, as texturas e volumes“, conta ele, e completa: “Depois de tudo isso, fazemos ainda uma pesquisa de modelagens para desenvolver as peças piloto“.
Mesmo depois que as peças prontas, existe uma seleção. Nem tudo o que vai para a passarela vai para as vitrines, e vice-versa, mas tem surgido algumas excessões com as roupas masculinas, por exemplo. “A moda masculina está muito empobrecida. Há uma grande procura por roupas diferentes por parte dos homens. Muitos clientes pedem as peças dos desfiles. Aí produzimos novamente e mandamos para as lojas“, conta.
Quando a base da coleção já está pronta, começa o trabalho principal do stylist, que é montar os looks que irão para o desfile. José veio à capital com uma parte dos looks montados, e finalizou o trabalho aqui mesmo, durante o evento.
No dia da apresentação ainda há muitos ajustes a serem feitos. Cronometramos os processos de preparação desde a chegada das roupas ao evento até a entrada dos modelos na passarela. Veja os dados.
– às 13h30, as roupas chegaram ao backstage do evento
– às 15h30, as roupas começaram a ser organizadas nas araras
– às 16h00, foi feito o styling final, totalizando 26 looks
– às 18h30, começou a prova de roupa com os modelos
– às 20h35, a fila começou a ser formada
– às 20h50, os modelos entraram na passarela

