Janaína ingressou no mercado de moda há 15 anos. Sua primeira loja na 309 norte tinha uma área que nem se compara ao que é hoje.  “Me lembro bem da primeira loja que abri. Era um espaço bem pequeno, de 20m²“, relembra.

Aos 35 anos, Janaína Ortiga é uma das mais bem sucedidas empresárias da cidade. Sua loja, Ortiga, é reconhecida pelo seleto mix de marcas que engloba grandes empresas nacionais.

A empresária atribui grande parte de seu êxito ao apoio da família, que apostou certo. Formada em administração de empresas, fez especialização em moda na cidade de Florença, na Itália. Assim como os pais, a empresária tem uma ligação forte com a cidade e investe no mercado de moda local. “Acho que o mercado de moda de Brasília tem tudo para ser um dos melhores. Por aqui, a mulher ainda pode se arrumar como quiser, usar jóias e acessórios de acordo com seu gosto. Não precisa se recatar por medo de violência, como na maior parte das grandes cidades“, opina. Segundo a empresária, as roupas da loja são direcionadas às mulheres independentes, modernas e  espirutiosas da capital.

A faixa-etária que circula pela Ortiga é bem extensa, mas uma característica norteia a clientela. ” A Ortiga atende clientes de 15 a 85 anos. Uma coisa engraçada sobre as clientes é que todas que recebo são animadas e joviais, dispostas a experimentar roupas coloridas, modernas e diferentes, independente da idade“, orgulha-se.

Mas os conhecimentos de Janaína sobre moda não se restringem ao campo feminino. “O homem pode ser elegante a qualquer hora do dia em qualquer ocasião, desde que tenha em mente que inventar demais e fugir muito aos padrões pode fazê-lo errar”, aconselha ela que elegeu para o site suas 10 Regras de Estilo Masculino. Acompanhe.

10 Regras de Estilo com Janaína Ortiga from mistermag on Vimeo.

10 Regras de estilo, com Janaína Ortiga

1. Para trabalhar, o homem não pode fugir muito do clássico. Um terno azul marinho, cinza escuro ou preto é sempre uma boa escolha.

2. Para a camisa, pode-se fazer contraposição com a gravata: se a gravata for escura, use camisa clara, e vice-versa. Para variar um pouco, embora os homens tenham medo de usar, uma camisa rosa clara ou lilás claro fica elegante.

3. Um bom sapato preto acompanhado de um cinto preto são acessórios que podem ser usados a semana inteira, sem problema.

4. Cuidado com as camisas: mantenha-nas bem passadas sempre.

5. Para uma baladinha mais arrumada, um black jeans com camisa preta e sapato marrom são uma forma de não errar. Fica super legal.

6. Já para as baladas mais soltas, alternativas, pode-se usar um jeans básico, camisa esporte ou camiseta básica e pra finalizar, um sapatênis. Um blazer legal de veludo ou tecido é um bom complemento tanto para os dois tipos de balada.

7. Muitos rapazes ficam com receio de parecerem mauricinhos com blusa pólo. Besteira. Pólo com jeans fica bem, e atualmente existem algumas bem mais descoladas pra quem tem medo de ficar arrumadinho demais.

8. Pra quem quiser diferenciar no final de semana, é bonita e despojada a combinação de bermuda cargo, camisa social com as mangas dobradas e um sapato mocassim. É um estilo bem usado entre os italianos.

9. A moda masculina favorece muito o homem, então, procurem não fugir muito do tradicional da moda. Quem tenta se diferenciar demais, corre o risco de errar.

10. Quando estiverem em um jantar, procurem falar de forma discreta e baixa. Não é legal chamar atenção aos berros, nem quando se está rindo, nem quando se está brigando. Procurem também tratar bem os funcionários do lugar, não falar palavrões nem gírias demais. Essa vale tanto para os homens quanto para as mulheres.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.