9 dicas para organizar o guarda-roupa
Não é que você vá passar o próximo fim de semana codificando suas camisas e separando-as por cor ou tecido. Uma boa organizada no seu guarda-roupas pode levar duas ou três horas mas é a chance de dar fim à bagunça e ainda garantir que as peças que você não usa mais sejam eliminadas e cedam espaço a novas aquisições. Dá uma olhada nessas 10 dicas para organizar seu guarda-roupa.
1. Ternos, costumes e blazers
Devem ser acondicionados em capas. As boas lojas masculinas costumam vendê-los em capas de plástico com zíper, mas se você não tiver uma a mão, é bem fácil encontrá-las em lojas que comercializam artigos para lojas, como a Vitrine & Cia. Deixe-os respirar depois do uso e avalie se não necessitam de uma ida a lavanderia antes de guardá-los de volta no armário.
2. Camisas sociais
Devem ser penduradas com o primeiro botão fechado, para evitar que seu colarinho amasse.
3. Calças esporte e sociais
Pendure-as em cabides, tomando cuidado para que as pernas não fiquem amassadas.
4. Cuecas e meias
Devem ser dobradas como envelope e colocadas em gavetas, dispostas lado a lado, por ordem de cor, para facilitar a visualização. Isso serve também para as meias.
5. Camisetas, camisas polo
Que tal uma arrumação digna de lojas de departamento? Você pode utilizar um gabarito de papelão* para dobrá-las todas do mesmo tamanho. Depois, basta empilhá-las separadas por cor.
* Cole uma folha A4 em um pedaço de papelão. Recorte em volta da folha e voliá! Seu gabarito está prontinho para ser usado!
Camisas polo requerem atenção especial. Para preservá-las, guarde-as assim, com a gola virada para cima.
6. Malhas, moletons e casacos de lã
Malhas e casacos precisam “respirar”. Melhor do que guardá-los em sacos plásticos é acondicioná-los em embalagens de TNT (que permitem a ventilação), depois de lavá-los e conferir se estão realmente secos, já que guardá-la úmida pode deixá-la com odor.
Casacos de tricô devem ser guardados sempre dobrados, já que tendem à estirar quando pendurados.
7. Roupas brancas
Procure separar suas roupas brancas das coloridas. Nunca coloque uma roupa branca próxima à madeira do armário, nem a guarde usada, por mais limpa que ela possa lhe parecer. O suor do corpo, perfume ou desodorante, podem amarelar o tecido. O ideal é proteger suas peças brancas no cabide com capas ou mesmo nos sacos que vem da lavanderia.
8. Calças jeans
Podem ser dobradas e empilhadas ou penduradas em cabides. O importante é que você possa facilmente indetificá-las e que não precise fazer uma bagunça para achar aquela que acabou de comprar.
9. Sapatos
Comece avaliando o estado de seus pisantes. Elimine aqueles que não estão mais em condições de serem usados ou aqueles de que já não gosta.
Sempre que descalçar um sapato, deixe-o respirando por algumas horas na área de serviço oui mesmo no chão do quarto antes de retorná-lo para o armário
Antes de guardá-los, limpe-os com uma pano úmido, começando pelo interior e terminando pela sola. Essa é uma boa hora também para avaliar aqueles que precisam de uma bela engraxada!
Agora, é colocar a mão na massa e organizar a vida!



