9 dicas de estilo para gordinhos

9-dicas-de-estilo-para-gordinhos-abre

Como consultora de imagem especializada em masculino, quando menciono o conceito de silhueta (tipo de corpo) e coordenação de cores no guarda-roupa, a maioria acredita ser algo que só se aplica às mulheres. Mas, assim como elas, homens podem igualmente se vestir de acordo com sua forma, tom de pele, realçando sempre o que há de melhor e disfarçando aquilo que não os agrada. Pensando nisso, selecionamos “9 dicas de estilo para gordinhos”.

1. Vista roupas do seu tamanho REAL

9-dicas-de-estilo-para-gordinhos-1
reprodução/GQ

Um dos princípios mais importantes ao vestir qualquer tipo de corpo é comprar roupas que se encaixam corretamente, principalmente se você estiver alguns quilinhos a mais. É um erro muito comum acreditar que roupas largas disfarçam quilos em excesso. Não caia nesta armadilha. Assim como roupas de tamanho grande adicionam peso, o contrário também é perigoso. Vestir roupas apertadas na esperança de “ajustar” o excesso de pele acaba denunciando cada “pneuzinho”.

2. Crie linhas verticais

Criar uma linha vertical no centro do corpo faz com que os olhos das pessoas corram para cima e para baixo de seu corpo o rapidamente, distraindo-se das extremidades. Qualquer característica horizontal vai atrasar esse olhar verticalizado. Pense duas vezes ao escolher calças e bermudas plissadas, com pregas ou tipo cargo. Elas trazem volume que será acrescentado ao seu corpo.

9-dicas-de-estilo-para-gordinhos-3

Dica: Considere trocar o cinto por suspensórios. São versáteis, cheios de estilo e muito mais confortáveis.

3. Cores e padrões

A paleta de cores e o padrão das roupas no seu guarda-roupa merece atenção especial, principalmente para quem está a cima do peso. Evite blocos de cor contrastante, para não dividir seu corpo e chamar a atenção para o centro da sua silhueta. Preto é uma boa opção, mas não é a única que pode fazer este trabalho. Qualquer cor escura absorve a luz e, portanto, você tem a opção de escolher azul marinho, cinza, borgonha, verdes profundos.. Varie, experimente! Quando o assunto é estampa e padrões, procure escolher “desenhos” menores, listras e xadrezes mais finos. Analise a peça que você está usando e pergunte-se: esse padrão vai exigir muita atenção para uma área que eu não gostaria? Se sim, descarte.

4. Prefira calças retas

Calças com pernas retas criam ângulos retos com o solo, o que irá alongar sua silhueta. Cuidado com peças de cintura baixa, que além de diminuírem suas pernas, acabam acentuando a massa do centro do corpo. Para alongar as pernas, opte por um modelo de cintura no lugar. Dica extra: vincar a sua calça de alfaiataria (social ou chino) cria uma linha vertical no centro das pernas, alongando-as. Mas, lembre-se NUNCA, NUNCA faça vinco em uma calça jeans!

5. Camisas e camisetas

O único conselho que realmente importa aqui é simples: VISTA SEU TAMANHO. Sério, considere cuidadosamente o comprimento do braço, tamanho do tórax, largura dos ombros e não se contente com roupas mal ajustadas de qualquer espécie. Certifique-se de que não há sobra de tecido em nenhuma dessas áreas, e nem torno da cintura, criando ainda mais volume.

6. Alongue seu pescoço

Um pescoço alongado produz o efeito vertical, ajudando a equilibrar as formas redondas do rosto. Golas do tipo V dão a aparência de comprimento e, naturalmente, chamam a atenção para baixo. Nas camisas sociais, opte por peças de colarinho mais aberto, como o italiano. Camisas pólo com uma abertura ligeiramente mais longa funcionam muito bem, mas você pode deixar um par de botões abertos na sua polo tradicional.

7. Atente para o comprimento das peças

Cuidado com barras muito longas. Evite também dobrá-las, para não encurtar as pernas. No comprimento ideal do paletó ou blazer, mais um erro comum: peças com abertura dupla nas costas ou curtas demais, que chamam mais atenção para a parte traseira da calça. O paletó ou blazer ideal para quem está um pouco acima do peso é longo o suficiente para cobrir o quadril. Evite usar peças mais curtas sobre outras mais longas para não encurtar o seu tórax.

9-dicas-de-estilo-para-gordinhos-4

8. Evite volumes extras

Calças plissadas, blusas de lã e coletes volumosos devem ficar de fora do seu guarda-roupa. Atenha-se a blazers e paletós de abotoamento simples, ou seja, esqueça os jaquetões. Paletós de dois botões ficam melhores em homens gordinhos. Opte por bolsas, cintos, fivelas, estampas, padrões, bordados e quaisquer outros acessórios pequenos.

9. Invista em camadas

Camadas podem ser utilizadas tanto para dar mais volume a homens muito magros, como para “verticalizar” silhuetas mais cheinhas. Trabalhe as cores para dentro do look, por exemplo, se for usar uma camisa branca com calça escura, opte por um blazer, casaco de lã ou jaqueta de cor escura para evitar dividir seu corpo em duas metades. O melhor é optar por cores escuras e combinações mais monocromáticas, que reduzem visualmente a estrutura, ainda mais se forem usadas nas áreas em que há mais volume (barriga e os glúteos).

9-dicas-de-estilo-para-gordinhos-5

Dica extra: Encontre um barbeiro ou cabeleireiro que seja capaz de trabalhar com o formato do seu rosto e cortar seu cabelo de maneira que  seu queixo pareça mais pronunciado, colocando o foco em seus olhos. Se você usa barba, opte por um estilo mais curto e rente ao rosto.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.