Como deixar crescer e manter um bigode
O ator Tom Selleck, os cantores Freddie Mercury e Belchior, o poeta Paulo Leminski. O que esses caras têm em comum? Bigodes lendários! Mais marcante e peculiar de que a barba, o bigode é o tipo de pelo facial que requer, basicamente, calma para ser cultivado. Se você planeja entrar para o time de bigodudos, dá uma olhada nessas dicas.
Escolha um estilo
Há diversas formas e tamanhos de bigodes. A escolha do tipo ideal dependerá da quantidade de fios, da sua personalidade e do seu formato facial. Opte por um tipo que melhor combine com as dimensões do seu rosto. Por exemplo: um rosto grande ficará mais harmônico com um bigode volumoso. Isso vale também para quem tem o nariz proeminente. Por outro lado, em um rosto mais estreito, um bigode grande demais pode ficar meio que “sobrando”. Equilíbrio é fundamental.

Leia também:
Conheça dez estilos de bigodes e seus nomes
Descubra o formato do seu rosto
Não faça nada (por um tempo)
Ao contrário da barba, resultado natural da suspensão do barbeador por uma semana ou mais, o bigode é uma espécie de acessório que requer a decisão consciente de ser cultivado, aparado e mantido. Já que, além de chamarem a atenção, os estágios iniciais são sempre um pouco difíceis, você pode deixar a barba crescer como um todo, para que os pelos acima do lábio se misturem com o restante. De um jeito ou de outro, prepare-se para aguardar entre quatro e cinco semanas (em média, varia de pessoa a pessoa) antes que seu bigode cresça completamente.

Elimine a coceira
O pelo facial é mais grosso do que o fio capilar e deixá-lo crescer pode coçar um pouco. Para suavizar, esfolie e hidrate assim que o crescimento tiver início. Depois que os pelos alcançarem cerca de 15mm, aplique um óleo para barba uma vez ao dia, massageando com as mãos.
Duas opções legais: o Conexão Oil, da Macholândia, e o Óleo para barbas curtas, da Men’s Market.

Aparar ou barbear?
A menos que você opte por um handlebar, que requer fios mais longos, assim que os pelos começam a descer sobre o lábio inferior chega a hora de aparar. Para esse primeiro corte, o melhor é procurar um bom barbeiro garantir que seu bigode tenha estilo e forma bem definidos. A partir daí, você pode mantê-lo em casa utilizando um cortador de barba para seguir as linhas e mantê-las “limpas”. Se o seu bigode é mais ralo, é especialmente importante remover o cabelo de outras áreas do seu rosto. Barba cheia faz com que o bigode pareça ainda menos volumoso.

Mantenha seu bigode limpo
Assim como os demais pelos do seu corpo, bigodes podem acumular sujeira, sobretudo restos de comida. Tire um tempinho pelo menos duas vezes por semana e dê aquela “faxina”. Escolha um produto apropriado para pelos faciais e evite sabonetes, que ressecam a pele e os fios. O xampu para Barba da Use Barba é uma boa opção. Após a limpeza, hidrate com um óleo para barba.
Para estilizar e dar aquele toque final
A cera é o produto chave para estilizar seu bigode. Para aplicar, raspe uma pequena quantidade do frasco com a ponta do dedo, esfregue-a entre o dedo indicador e o polegar e espalhe a cera partindo do centro do bigode para as extremidades.
Dica: comece sempre com menos quantidade de produto do que você imagina que seja necessária, já que depois de aplicada a cera é difícil de remover.
Duas opções de produtos: cera de bigode Vito The Mustache Wax e a cera de bigode da linha Light My Fire, da Sobrebarba

E, finalmente, o toque final mais importante de todos: sua atitude. Já que resolveu deixar o bigode crescer, tire partido dele. Não de maneira arrogante, mas com tranquilidade e confiança.

1 comentário sobre “Como deixar crescer e manter um bigode”