10 perfumes que podem ser usados por homens e mulheres, sem erro
Talvez seja um pouco difícil de imaginar, mas antes de os perfumes serem rotulados como “Pour Homme” e “Pour Femme” houve o tempo das fragrâncias unissex, que poderiam ser facilmente divididas pelo casal. Pensando nisso, a especialista em perfumes e consultora de grandes empresas de perfumaria, Alessandra Tucci, elencou dentre criações clássicas e famosas, 10 perfumes que podem ser usados por homens e mulheres, sem erro. Alessandra é representante exclusiva no Brasil da Cinquième Sens, escola francesa formadora de perfumistas e consultores especializados em perfumaria.
1. Dior Homme

O truque deste perfume refinado e de belo desenho criado por Olivier Polge – filho de Jacques Polge, perfumista da Maison Chanel – é a presença da íris desde a saída até o fundo, que projeta um efeito polvoroso e seco que dura longas horas na pele. Dior Homme vai além da Íris, pois tem um efeito tabaco envolvente. Projeta uma atmosfera chique e refinada.
2. Prada Infusion d’Homme

Esta fragrância cítrica aldeídica foge do universo dos perfumes masculinos amadeirados e aromáticos. Prolonga a sensação de banho tomado por muitas horas e tem um toque de perfume infantil, talcado e aconchegante. Uma infusão para homens e mulheres em momentos de descontração.
3. Eau Sauvage

Do lendário perfumista Edmond Roudnitska, foi a primeira fragrância masculina da Dior. Cítrica e floral, desenhada sob a estrutura da clássica água de colônia, (com bergamota e flor de laranjeira), mas contando com a inovação tecnológica da época, o Hedione, ingrediente floral que foi generosamente usado na fórmula.
4. Voyage d’Hermès

O frescor das notas cítricas picantes (graças ao cardamomo), combinadas com um cedro lenhoso e total ausência de flores formam um perfume unissex suave, limpo e iluminado. É um perfume elegante, que transita bem do trabalho ao jantar.
5. Black (Bulgary)

Inspirado na paisagem urbana, este perfume combina couro com a fluidez do chá e uma pitada de pimenta rosa, com o acréscimo de vanilla, fava tonka e madeira de cedro para criar um perfume quente, confortável e de personalidade, perfeito para dias nublados.
6. Light Blue (Dolce & Gabanna)

A primeira impressão desse perfume criado por Olivier Cresp, também criador de Angel – Thierry Mugler, é de um persistente sorbet de limão que evolui para uma sensação amadeirada seca e âmbar (amber gris). Um best seller mundial pra quem gosta de perfumes amadeirados.
7. Armani Privé Bois d’Encens

Um perfume intrigante, caro, e sem dúvida, único. Ele combina diferentes tipos de incenso, dentre eles, o frankincense que foi destacado pelas madeiras de vétiver e cedro. O resultado é um perfume esfumaçado, ora fresco, ora animálico e envolvente.
8. Mitsouko (Guerlain)

Um vintage para os apreciadores dos perfumes clássicos e atemporais. É considerado um chypre, acorde formado pela combinação de musgo, resinas, bergamota e rosas. Certamente, leva muitos outros ingredientes secretos em sua composição, mas com equilíbrio. O efeito é abstrato e bem equilibrado, perfeito para homens e mulheres de personalidade e para ocasiões especiais.
9. Féminité du Bois (Shiseido)

Ousado, extremamente seco e amadeirado. Ele é um dos primeiros perfumes amadeirados femininos (contém mais de 10% de cedro na sua fórmula). Apesar do nome, Féminité du Bois leva também em sua fórmula violeta, frutas secas e especiarias.
10. Cologne (Thierry Mugler)

Dizem que a ideia original do perfume partiu de um clássico sabonete de Marseille, o que talvez explique o efeito vapor quente pós banho (aldeídico), combinado com um toque cítrico de água de colônia seca pelo efeito do cedro, e mais envolvente, pelo uso dos musks.
