A polêmica do smoking de Messi. Certo ou errado?
Só se fala nisso. O smoking de Lionel Messi na cerimônia de entrega do Ballon d’Or da FIFA. Essa é a quarta vez que o argentino é eleito o melhor do mundo, mas parece que houve espaço nas notícias para mais que o mérito do jogador em si: a roupa escolhida por ele para receber a premiação. Vamos a nossa análise.
A princípio, está tudo muito bem. Escolher um smoking para uma premiação dessa magnitude é mais que adequado, afinal, é uma cerimônia, a maior da categoria, o grande prêmio do futebol internacional. A questão é: a escolha do smoking.
Nós, consultores de moda, adoramos quando um cliente desafia conceitos e investe em algo arrojado que possa “arejar” o tão sizudo modo de vestir formal do homem. O smoking Dolce & Gabbana escolhido por Messi é um desses trajes. O padrão “petit pois”, ou seja, bolinhas, foi uma excelente sacada, com alguns escorregões.
1. Tudo bem com as bolinhas. Mas ao escolher uma peça com tamanho destaque, é preciso tomar uma decisão: o que vai brilhar mais, o paletó do smoking ou a gravata? O problema foi o combo paletó + gravata borboleta, ambos de bolinhas. Melhor seria ter optado por uma gravata slim, assim:
2. As lapelas do paletó poderiam ser mais estreitas também. Daria um ar mais moderno a modelagem, acompanhando a padronagem.
3. Esse episódio acaba enfatizando também uma outra discussão. Muita gente acredita que uma boa roupa de grife meio que “blinda” os erros de estilo. Ledo engano. O que nos salva dos erros é permanecer fiéis ao estilo pessoal, às nossas características.;)



