Simon Lau Cederholm
Tudo bem. A gente sabe que a cozinha não é lá a sua praia e nem de longe o lugar mais confortável da casa para você. Mas, melhor que colecionar telefones de deliveries seria enfrentar o forno e o fogão e ainda de quebra, impressionar os convidados com um jantarzinho feito por você. Para animá-lo no projeto, o mistermag conversou com o chef dinamarquês Simon Lau Cederholm, eleito o melhor chef de cozinha da cidade pela revista Veja Brasília 2009, que revelou uma lista com dez erros capazes de arruinar qualquer projeto culinário. Pegue papel, caneta e tome nota:
1. Nunca entre na cozinha sem estar com as mãos limpas e as unhas cortadas.
2. Organize uma lista com o trabalho que será feito. Isso faz com que o tempo renda. Se tiver dificuldade em traçar o plano, relaxe e tome uma tacinha de seu vinho preferido antes de começar. Concentração é muito importante para que tudo saia em ordem.
3. Não leve à cozinha produtos enlatados, a não ser caviar russo. Prefira sempre os frescos. Não existem produtos industrializados que melhorem a qualidade de sua comida. Eles só servem para facilitar o trabalho e a sua preguiça acaba enchendo o bolso de grandes empresas.
4. Nunca comece a cozinhar sem ter organizado, como os cozinheiros profissionais, seu “Mis en place“. Isso significa lavar, limpar, cortar tudo e deixar o que será preparado em porções antes de começar o trabalho. É ótimo ter tudo pronto na mesa em vez de perder tempo procurando coisas no armário.
5. Durante a preparação dos alimentos, não deixe a cozinha virar uma bagunça. O ideal é que você arrume e lave o que está sendo utilizado à medida que vai terminando.
6. Não deixe o mundo cruel entrar na sua cozinha e tirar seu estado zen, importantíssimo para o resultado. Concentre-se nas cenouras e esqueça o resto. Cozinhar é uma terapia.
7. Não fique estressado. Se algum prato sair errado, salgado ou queimado, avalie rapidamente se tem possibilidade de salvar a comida. Se não tiver jeito, jogue fora e comece tudo de novo ou faça uma rápida mudança no cardápio, mas não deixe isto acabar com a sua festa.
8. Nunca deixe um prato sair da cozinha sem ser avaliado pelo seu paladar. Sempre ajuste o sabor do molho na última hora com pouquinho de limão, açúcar ou pimenta, porque o tempero pode mudar de uma hora para outra. Experimente a textura do macarrão ou do arroz. Dúvida se a carne está no ponto certo? Use o teste São Tomé: ver para crer. Tire um pedaço e experimente, assim você evita surpresas desagradáveis à mesa.
9. Não entre na cozinha sem ter definido para você mesmo o objetivo do jantar. Quer impressionar a galera? Vá em frente com receitas complicadas, cozinha molecular, espumas e gelatinas, mas teste as receitas antes para não fazer feio. Garanta seu trabalho. Mas se quiser se divertir com os amigos, desista das grandes estripulias e escolha fazer algo que não dê muito trabalho. Ficar levantando toda hora para checar o cozimento gera desconforto aos convidados.Quando o objetivo for seduzir a gata, faça um prato simples e de que tenha domínio. A moça não merece ouvir você reclamando. Se isso acontecer, pode ter certeza de que o romantismo já era.
10. Não entre na cozinha sem ter em mente que está ali para se divertir. Um cozinheiro feliz faz boa comida!
![]()
Quer ver o chef em ação?
Aquavit
Setor de Mansões do Lago Norte
ML 12 conjunto 1 casa 5 – Brasília – DF
De quarta a sábado, das 20h30 até as 2 horas da manhã
Por Paulo Almeida
