Vou revelar minha verdadeira paixão. Reticências.
Prolixo:
Definição:
1. demasiadamente longo, extenso ou demorado
2. enfadonho, fastidioso
3. que usa mais palavras e frases do que o necessário
Estou com essa palavra na cabeça há dias. Você pode achar que a prolixidade (característica de quem é prolixo) está presente apenas nas argumentações, nos textos, no desenvolvimento de certos raciocínios que acabam dando sono. Sabe como é, já passou por isso. A pessoa acha que está desenvolvendo a mais linda e convincente das argumentações e te encantando com tanta retórica e você só consegue pensar em cupcakes. Entre a pena e a culpa, você tenta não olhar pro nada, não desfocar pra não bocejar. Geralmente, a gente acha a solução olhando pra boca, assim prestamos atenção nos movimentos e ela acha que a gente tá ouvindo.
Pessoas falam prolixamente. Pessoas escrevem prolixamente. Mas pessoas fazem outras coisas prolixamente. Sexo é um bom exemplo. A criatura que quer impressionar e não “desenvolve”. E, sim, desmentindo inúmeras lendas e contradizendo “%0 Tons de Cinza”, o best seller do momento, algumas vezes as mulheres gostam ir direto ao ponto. Assim, desse jeito que você tá pensando mesmo, sem mais.
Pessoas fotografam prolixamente. Vejo cada vez mais fotos de “nada”. As pessoas sacam suas câmeras ou telefones, apontam para algo que não estão olhando e fazem fotos. De nada. Porque fotografia só significa quando ela diz alguma coisa. Só vai dizer algo para o outro se disser algo pra você. Sempre digo que fotografar e viver são coisas totalmente distintas e distantes. Viva, depois fotografe, daí com propriedade. Conselho da professora.
Pessoas amam prolixamente. Amores infinitos, intermináveis. Aqueles romances grudadinhos de dar aflição. Que você só consegue pensar “c*r*lho, quando que esses dois vão brigar?” Amores que são gritados dos telhados e arregaçados no Facebook. Amores de vexame público, de ciúmes e de solidão a dois. Amores que me lembram uma gaiola de ouro, na qual você é bem tratado e bem alimentado todo o santo dia, mas não pode voar. Neeeeem pensar? E se você não voltar? Amores prolixos. Mais comuns do que a gente imagina. Solução. Limite os caracteres, assim que te pedirem prá escrever (ou em namoro, ou em casamento, que seja!)
Vou contar pra vocês qual é a minha verdadeira paixão. Reticências. Teve um tempo na minha vida que as temia de todo o coração. Achava que devia colocar ponto em tudo. Definir. “Isso é uma exclamação, isso aqui é uma dúvida. E isso? Há, isso, definitivamente, é um fim!” Esse tempo acabou. Economizo tantas palavras e digo tanto com três pontinhos. Um, dois, três. Cabe aí um suspense. Cabe uma reflexão. Cabe um suspiro e cabe a saudade. E com a vantagem de não ser definitivo. Coloco nesses três pontinhos tanto a minha razão quanto meu coração. Animo, tenho esperança. Faço uma pequena (minúscula) prece ao destino. Deixo aberto. Ele vai continuar. Minhas reticências são uma piscadinha pra vida dizendo “apronta aí, vai!”

