Friend Zone – realidade ou ficção?

Definição da wikipedia “In popular culture, the ‘friend zone’ refers to a platonic relationship where one person wishes to enter into a romantic relationship while the other does not.” Tive um conhecido assim. Igual àquele verso da música do Maroon5 “He was always there to help her. She always belonged to someone else…” Não é bonito de se ver. Não é mesmo… mas, no fundo, cheguei à conclusão que tem gente que gosta. Sabe o cachorro que corre pra pegar o carro e, quando o carro para, ele não sabe o que fazer com o carro? Poizé, mais ou menos isso…

 

“Friend zone” é assunto sério na adolescência e na pós-adolescência. Mas, será que chegamos à vida adulta sendo infelizes por conta de coisas que, definitivamente, não podem ser? Gente, se isso é real, precisamos ter uma conversa séria, muito séria.

Tenho muitos, eu disse muitos, amigos homens. Desde sempre. Amigos irmãos. Amigos de dormir junto e de fazer festa e de beber e de viajar juntos e de criar laços pra uma vida toda. Amigos que tempo e distância nunca desfizeram. São amigos. E só. “Selinho de amigo…” sai pra lá. Amigo é amigo, “negócios” à parte. Sempre foi meu lema. Uma coisa sempre foi uma coisa. E outra coisa sempre foi outra coisa. E, sabe do que mais? O inverso sempre foi um problema. Fui conseguir ser amiga de ex agora, com 33 anos na cara. Até aqui, humpf, não queria neeeeeeem ver! Amigo é o c*ralho! Muitos e muitos anos depois, com muito mais maturidade e serenidade, me vejo capaz de ser muito amiga do meu ex. Tão amiga que o povo vira o nariz e diz “aí tem…” Tem não. É amizade. E essa amizade que se constrói com os anos é daquelas de “pra sempre” sabe?

Se a outra parte se flexibiliza com o tempo? Se vou topar transformar amigos em outras coisas mais? Daí já não sei… simplesmente porque acho que não vale a pena. Não compensa.

Pensar que é caso perdido e partir pra outra (quando não se quer a amizade) é uma coisa. Se deixar pisar e continuar abanando o rabo é outra. Serenar e viver o sentimento, seja ele qual for, é outra ainda.

Mais uma questão: e essa estranha sensação de que os casais não se divertem. E essa estranha sensação de que os casais que eram legais já não o são. Amigos? Amigos são sempre legais. E se deixam de ser, a gente dá um tempo, arruma outras ocupações, depois volta. Eles continuam sendo amigos. E legais!!! Relacionamento, seja ele sexual, sentimental, whatever, complica tudo. Vem essa sensação que a pessoa tá sempre te cuidando, te podando. Vem a sensação de “ser de alguém” e isso, cariño, é uma merda. “Friend zone é uma merda.” Bom, sair dela vai ser outra merda. Amizade colorida. Massa! Mas não vai ser amizade. Vai ser sacanagem. To pra ver coisa mais sacana que essa tal “amizade colorida”. Nem sei por que motivo tem esse nome.

Amizade é outra coisa. É confiar, é conhecer. É saber que mesmo as grosseias e as rabujices são pra te amar. Ser amigo é limpar a remela do outro. Ser amigo é ouvir as aventuras sentimentais e sexuais sem fazer cara feia. Ser amigo é chorar junto, é guardar segredo, morrer de rir sem motivo. Ser amigo é ser criança junto.

Relacionamentos assim? Tenho visto cada vez menos. E, quando eles existem, eles não são pra sempre. Viram amizades. Lindas, duradouras e totalmente em preto e branco. Sem uma corzinha sequer. Confiem, sei do que estou falando.

Friend Zone… mantenha-se nela. Sério. Um amizade pode contar com uma infinidade de sentimentos e carinhos que você não imagina. Pode te suprir de amor e de atenção. Pode te fazer feliz. Pode te dar um monte de coisas. Seja verdadeiro. Seja digno. Seja leal. Dê o seu amor. E saiba, de verdade, que tipo de amor está recebendo de volta.

Se um dia as coisas mudam? Pode ser, vai saber! Tudo é possível nesta doideira de vida. Mas, pense bem. Quando muda, muda tudo (vale a pena, senhoras e senhores??? Eu pergunto, VALE A PENA???). Tah, ok! Não vamos ser pessimistas!!!! Vamos assistir Harry e Sally! Vamos ouvir “It had to be you”! Mas, lembre-se, o filme acaba onde começa a história. Né?

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.