Fiat Mio

Carros conceito estão para a indústria automobilística assim como o último gadget imperdível está para os sonhos: a gente vê e fica contando as horas para poder ver ao vivo e a cores o que os caras do design de determinada empresa aprontaram dessa vez. Mas, e se você pudesse opinar no projeto de um carro? É o que propõe o Fiat Mio, um projeto de plataforma aberta com base em idéias postadas por mais de 2,6 milhões de visitantes, de mais de 160 países, no portal www.fiatmio.cc. e que utiliza licenças Creative Commons, ou seja, é um projeto mais flexível quanto aos direitos autorais. Ao invés de “todos os direitos reservados”, como acontece em filmes e músicas, por exemplo, o Creative Commons trabalha com o conceito de “alguns direitos reservados”. O autor não é mais o único dono da ideia.

As idéias de como será o carro do futuro foram materializadas no FCC-III (Fiat Concept Car III), que acaba de faturar o International Design Excellence Awards (IDEA), um dos mais conceituados e reconhecimentos do design mundial. A montadora foi premiada com o Bronze na categoria Estratégia de Design. Este foi o quarto ano da parceria entre a Industrial Designers Society of America (IDSA), organizadora do prêmio IDEA Awards, e a Associação Objeto Brasil que organiza a versão brasileira, denominada IDEA/Brasil, com apoio da Agência Brasileira para a Promoção de Exportações e Investimentos (Apex –Brasil). O projeto Fiat Mio é agora finalista premiado da etapa mundial do IDEA Awards.

Se você não conhece ainda esse carrinho, dá uma olhada no vídeo de apresentação do conceito. É de deixar qualquer desenho dos Jetsons no chinelo!

1 comentário sobre “Fiat Mio

  1. É, a Fiat inovou mesmo: economizou milhões em projetos e pesquisas de aprovação, ao mesmo tempo em que garantiu que será a única a tirar vantagens disso.

    Explico: A creative Commons não permite uso comercial, e como ninguém pode investir em milhões numa fábrica pra construir seu próprio carro, acaba morrendo aí toda e qualquer liberdade da licença, que seria exatamente a de copiar e distribuir livremente.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.