Report Verão 2011
O inverno ainda nem acabou mas pouco a pouco as lojas começam a receber o verão 2011. Lançadas nas semanas de moda que acontecerem em junho deste ano, as coleções começam agora a chegar as araras das lojas que dão adeus às coleções de inverno, em plena liquidação.
É nessa hora que você começa a considerar algumas comprinhas de última hora, ou mesmo novas peças para enfrentar a estação mais quente do ano, certo? Bem, fiéis que somos ao nosso compromisso de “descomplicar a moda” e de facilitar seu caminho por entre as araras, preparamos esse guia descomplicado para que você possa entender de onde veio e para onde vai a cara do verão 2011.
O imperativo no masculino continua sendo dessazonalizar, ou seja, abandonar as convenções que restringem certas peças e tecidos a uma determinada estação. Até porque com tantas mudanças e instabilidades climáticas, o figurino manda mesmo é que apostemos em roupas com livre trânsito, que possam cruzar dias e noites. Veja as apostas eleitas pelo Mistermag para o verão 2011.
1. Calças
As possibilidades de modelagem são infinitas, mas a ordem é aproximar do corpo, sem restringir os movimentos. Pouco a pouco os ganchos vão retornando ao lugar. A calça da temporada tem shape mais amplo, gancho levemente deslocado para baixo e pernas afuniladas, na altura do tornozelo. A grande influência da rua na moda e o desejo pelo conforto são duas varáveis que contribuem para que a versão skinny, que na verdade nem chegou a pegar por aqui, abandone a cena. Entre barras curtas, dobradas e longas de arrastar pelo chão, a diversidade é grande.
2. Blazer e paletós
Modelagens mais ajustadas e quadradinhas fazem par com o jaquetão, paletó transpassado que migrou dos uniformes da Marinha para o guarda-roupa civil. Os paletós ganham um ou dois botões e entre as boas novidades entram as novas maneiras de modelar os ombros, que aparecem ora encorpados, ora desabados e ora no lugar e com ligeiro volume.
3. Decotes profundos
O tórax continua sendo o foco e ganha cada vez mais destaque. Camisetas, camisas, coletes e cardigãs ganham decotes profundos, em um tímido movimento que vai ao encontro da sensualidade masculina. Deixe o preconceito de lado e aproveite essa onda!
4. Transparências
Aos poucos o jogo do revela x esconde chega às coleções masculinas. O corpo masculino ensaia timidamente mostrar-se, mas em vez disso, aproveita tricôs levíssimos para jogar com as sobreposições, que prometem salvar as noites de quem estica direito do trabalho para a balada.
5. Estampas e padrões
O xadrez migra mais uma vez para o guarda-roupa de verão e ganha versões leves, modificadas e diluídas. Dele derivam listras que surgem em direções variadas e novas disposições, mas o grande destaque da temporada vai para as estampas florais. Desde as mais literais, ampliadas ou diminutas como o liberty (estampa de mini florzinhas), até versões mais artísticas, com cara de pinceladas, a ordem é dar passagem para o grande jardim que o verão oferece.
6. Colete
A peça ganha versões inusitadas, tudo em nome da revisita ao guarda-roupa formal masculino. Neste jogo, valem jeans, moletom, peças com mood esportivo ou mesmo mantê-lo com cara da velha e boa alfaiataria. Para acompanhar as T-shirts e deixar o look moderno e bem composto, eles são imbatíves.
7. Shorts e bermudas
O calor promete pernas de fora para o guarda-roupa masculino de verão. Enquanto os shorts apostam em uma modelagem mais quadrada, para emplacar em todas as horas informais do seu dia-dia, as bermudas ficam acima do joelho, geralmente afuniladas na barra. Há espaço também para modelagens mais soltas, mas o comprimento permanece.
8.Sintéticos
A tecnologia têxtil ganha cada vez mais espaço no guarda-roupa. Desde tecidos que não amassam, até matérias que protegem contra os raios UVB, o futuro é agora e vale apostar em metalizados, matelassados e no náilon bem leve, ideal para usar em sobreposições bem pensadas.
9. Cores, cores, cores
Os tons da natureza invadem a cartela de cores da estação. Seja no contraponto com os tons fluo que começam a migrar dos anos 90 para o guarda-roupa masculino, chegou a hora de colorir a cena. Verde, amarelo, rosa, azul ganham versões lavadas e emplacam no verão 2011.
Fotos: Agência Fotosite









