Responsabilidade ambiental, “pensamento verde”, conscientização ecológica, etc…  Há algum tempo, estas e outras palavrinhas derivadas estão na moda! As mudanças climáticas, os desastres naturais e o mau uso dos recursos naturais do planeta transformaram a idéia de sustentabilidade num assunto atual e polêmico, que vêm gerando uma preocupação generalizada, afinal, nós somos os responsáveis.

O “marketing verde” está na boca de todos, mas o fato é que ter consciência exige atitudes, e a pergunta que não quer calar é: O que você está fazendo para mudar o quadro?

Uma boa oportunidade de demonstrar seu respeito pelo planeta e exercitar sua criatividade para inverter esta situação é  o prêmio EcoPET, realizado pela Associação Brasileira da Indústria do PET – ABIPET, com o objetivo de incentivar e destacar a importância da preservação do meio ambiente por meio da reciclagem deste tipo de plástico.

Ao longo de sua existência o Prêmio EcoPET recebeu cerca de 600 inscritos e premiou mais de 60 trabalhos dentre suas categorias:

a) Educação Ambiental – projetos efetivos de escolas, associações, cooperativas e quaisquer entidades ou indivíduos que atinjam a população com idéias e conceitos sobre consumo consciente, separação de resíduos sólidos urbanos e reciclagem. A reciclagem de PET deverá estar necessariamente contemplada.
b) Pesquisas e Processos – pesquisas acadêmicas, máquinas ou projetos de novas tecnologias e aplicações que contribuam para a realização da reciclagem mecânica das embalagens pós-consumo de PET em qualquer fase do processo.
c) Coleta e Separação – serão contempladas as ações da coletividade, desenvolvidas por entidades sem fins de lucro e/ou órgãos governamentais, que efetivamente incrementem a coleta local ou regional de embalagens pós-consumo. A coleta e separação de PET deverão estar necessariamente contempladas. A participação de Projetos de Pessoas Jurídicas está contemplada na Categoria Ação da Empresa.
d) Ação da Empresa – ações ou projetos de pessoas jurídicas que estimulem a separação e coleta de materiais recicláveis, interagindo com a comunidade e contribuindo para a disseminação da reciclabilidade do PET.
e) Reportagem Ambiental – reportagem, artigo ou série de reportagens publicadas em mídias de qualquer tipo, por veículo de cunho jornalístico, que valorize ações em prol da reciclagem e/ou a utilização de material reciclado em novos produtos. A reciclagem de PET deverá estar necessariamente contemplada pela reportagem.
f) Arte e Moda – artigos de confecção e/ou realizados artesanalmente que possuam embalagens de PET como base e estrutura. Tais embalagens poderão receber pinturas, cortes, costuras e qualquer tipo de intervenção não industrial.

Este ano a edição do prêmio conta com uma novidade, a categoria “Artesanato” foi substituída por “Moda e Arte”, abrindo espaço para os fashionistas.

Para maiores informações consulte o site oficial, lá estão o regulamento e a ficha de inscrição, que podem ser enviadas até o dia 30 de setembro. Os vencedores poderão ganhar até R$ 5 mil em prêmios e, quem sabe, ajudar o Brasil a se manter entre os líderes na reciclagem!

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.