Memorial Alexander McQueen
No dia 20 de setembro, durante a semana de moda de Londres, acontecerá um memorial em homenagem ao estilista britânico Alexander McQueen. A cerimônia, reservada apenas para familiares e amigos do estilista, foi anunciada pelo Grupo Gucci nesta semana e será realizada na famosa catedral de St. Paul (que já recebeu outras cerimônias célebres, como casório de Lady Di com o Príncipe Charles e o memorial de Jim Henson).

Alexander McQueen foi considerado um dos grandes gênios contemporâneos da moda, sucedeu John Galliano na Givenchy em 1996 e recebeu em 2003, pelas mãos da Rainha Elizabeth, uma medalha de cavaleiro em agradecimento a sua contribuição à moda britânica. Iconoclasta e rebelde, suas coleções apresentavam uma alfaiataria impecável e bem humorada, muitos looks eram paródias de criações das grifes Chanel e Dior, os dois maiores e mais “santos” nomes da história da moda. Vestiu também as mais diversas personalidades, que vai de Michelle Obama, primeira dama dos EUA, à cantora pop Lady Gaga.
Em fevereiro deste ano, aos quarenta anos de idade, McQueen foi encontrado morto em seu apartamento em Londres, com sinais de suicídio. Sua morte foi anunciada através de um comunicado oficial da marca “Alexander McQueen” e imediatamente, lamentada por milhares de fashionistas, celebridades e fãs, que deixaram suas mensagens ao estilista através de redes sociais.
Veja aqui alguns momentos marcantes da carreira do estilista e o vídeo de seu último desfile:
“God save McQueen”








