Fotografia made in Brasília
Moda nem estava nos planos de Bruno Santiago. A influência da rua e a arte do grafite o teria levado fácil a dedicar-se a registrar as linhas, formas e linguagens que interagem com espaços da cidade, mas uma aproximação com o mercado de moda fez com que ele resolvesse entender melhor a fotografia específica deste meio e dedicasse a ele seu impecável e sofisticado olhar. Na terceira matéria de nossa série de fotógrafos de moda de Brasília, Bruno Santiago fala sobre suas referências, mercado e sobre a eferverscência da moda na cidade.
Como surgiu seu interesse por fotografia?
Sempre gostei de fotografar, comecei fotografando as festas de família com câmera compacta mesmo e depois comecei a fotografar na rua, acompanhava alguns amigos grafiteiros e gostava de fotografar o processo de trabalho e no final brincava muito com perspectiva enquadramento e tentava fazer uma interação dos desenhos com o espaço onde foi feito, fazia tudo isso por diversão mesmo até que surgiu a oportunidade de um trabalho remunerado que me deu ânimo para investir em um equipamento. Dai em diante fui criando mais interesse e correndo atrás de mais trabalhos.
E pela fotografia voltada para a moda?
Comecei trabalhando como assistente do fotógrafo Dudu Lima e pude acompanhar alguns trabalhos do Marco Mendez (atual sócio de Dudu Lima) e do G. Prado. Fui estudar para entender um pouco mais e acabei tomando gosto.
Na sua opinião, que características um fotógrafo deve ter?
Nenhuma especifica, não acho que exista uma receita que diga o que um fotógrafo tem que ter. Ele tem que ser ele mesmo, cada um tem sua forma de trabalhar e sua forma de agir.
Você tem um trabalho preferido?
Gosto de vários, mas tem um em especial que foi uma experiência nova. Um stop motion que produzi junto com a Marcia Rocha para o estilista Sann Marcuccy.
Você tem algum ídolo na fotografia?
Existem vários que eu admiro bastante o trabalho entre eles Richard Avedon, Irving Penn, Patrick Demarchelier, Ansel Adams, além de muitos outros.
De que filme você teria assinado a fotografia?
Le Scaphandre et la Papillon (O Escafandro e a Borboleta), filme dirigido por Julian Schnabel, baseado no livro de Jean Dominique Bauby
Você tem alguma imagem ou foto preferida?
Tem uma foto do Avedon que foi uma das primeiras que vi quando comecei trabalhar com fotografia. Dovina whit elephants, evening dress by Dior, Cirque d`Hivers (Paris, august 1955)
Que modelos você gostaria de clicar?
Acho que no momento não tem nenhuma em especial que eu tenha vontade de fotografar, mas eu acho a Edita Vilkeviciute linda.
Foto: Camilla Akrans
Que características um bom modelo tem que ter?
Autoconfiança, atitude e entender que tudo aquilo é um trabalho e responsabilidade para realizá-lo de forma correta.
Na sua opinião, que modelo masculino mais se destaca aqui em Brasília?
Gabriel Grandi
Como você analisa esse momento de moda aqui na cidade?
Brasília é um lugar diferente de todo o resto. Aqui a maioria vive de política, direito e funcionalismo público. Acredito que as pessoas que trabalham com moda em Brasília estão tentando mudar a idéia de cidade fria e de pessoa sem criatividade, criando um mercado de moda. O espaço pra fotografia na moda aqui ainda é reduzido mas a cada dia que passa melhora um pouco mais. Muita coisa ainda tem que melhorar mas sinto que estamos no caminho certo.
Para que marca ou marcas você gostaria de fotografar?
Giorgio Armani e Salvatore Ferragamo.
E revista de moda?
V Magazine
Quais são seus projetos para 2010?
Estudar cada vez mais.
Portrait/Bruno: Vinícius Santa Rosa





gente grande.
orgulhinho sempre!
=]
Bruno Santiago, sofisticação e simplicidade, em harmonia, refletidas em lentes atentas a detalhes que buscam o registro das diferenças.
Não por acaso. O profissionalismo é originário de educação esmerada, tradição familiar e respeito ensinado desde a infância.
Presença marcante nos principais eventos já há algum tempo, torna-se cada vez mais indispensável. Parabéns!
Ele arrasa!!!! Adoro.
Adoro a luz das fotos desse guri.
Só tem que aprender a receber elogios.
PARABENS PELO SEU SUCESSO, SEMPRE SOUBE QUE VOCÊ SERIA UM VENCEDOR.BJS.
Pessoal,
Gostaria de convidar a todos para a 3ª Maratona Fotografica de Pirenópolis,em Goiás. Mais informações http://www.pireneus.org.br/maratona
Abs
Equipe da Maratona
sempre expressivo e direto, parabéns Bruno! Você merece tudo que ta acontecendo de bom na sua vida profissional e pessoal,pois além de um ótimo fotógrafo é uma ótima pessoa, muito sucesso pra você querido e adorei a entrevista :*
Bruno, Parabéns pela entrevista! Sucesso, cada vez mais!
Parabéns Bruno.
Vc realmente é um grande artista.
Um grande abraço.
Parabéns, Bruno, continue fazendo sucesso. Sou da mesma opinião sua a respeito do filme “O escafandro e a borboleta”. As fotografias são maravilhosas!
Querido, que oportunidade!!! Sem falar que vc tem crescido muito no que escolheu para trabalhar. Um conselho: Tenha sempre humildade… Sucesso.
Belo trabalho, adoro fotografias.
Parabéns pela exposição e pelo belo trabalho do Bruno.
Bjos.
Helio
Um exemplo de pessoa e de profissional, tem um futuro brilhante nas mãos! Admiro muuuuito 🙂
oooooooooohn, Bruninho lindo =)
Soorriso mais lindo 😀
Bruno é o cara! Não tive a oportunidade de conhecer ele no começo de tudo, mas acompanhei a evolução dele pelo Flickr antes mesmo de conhece-lo.
Sabe muito bem o que faz e sabe como fazer bem feito!
Parabéns Brunão, tem muito potencial, vai longe 🙂
Bruno é inteligente e tem um senso para a estética aguçado. Vejo, em cada uma de suas melhores fotografias um poder poético e leveza.
Parabéns Bruno.
continue assim e a cada dia ira mais longe!
orgulho 🙂
Esse cara ta mandando muito bem em fotografia, já fiz alguns trabalhos com ele e posso indicar e garantir que vale a pena.
Você merece cara.
Muito bons realmente os trabalho do Bruno…