5 sapatos masculinos essenciais e como combiná-los

Sapatos de boa qualidade, limpos e bem engraxados são fundamentais para não arruinar seu terno ou a produção para o jantar, assim como saber o que melhor se encaixa nas situações do dia-dia, sem deixar de lado seu estilo pessoal. Para ajudá-lo nessa caminhada, preparei um especial com 5 sapatos masculinos essenciais e como combiná-los. Vejamos.

1. Oxford

É o sapato de amarrar, feito de couro. É caracterizado por ser um modelo fechado em que as perfurações para os cadarços são feitas diretamente no corpo do calçado, e não em abas costuradas sobre a gáspea (porção dianteira). Foi introduzido na Inglaterra em 1640, e ganhou fama entre os estudantes da Universidade de Oxford, daí seu nome. O modelo pode ser usado no escritório, em casamentos e ocasiões mais formais, com costumes ou ternos clássicos. Para acompanhar um blazer ou paletó, opte por um modelo menos sisudo.

2. Derby

Parecido com o Oxford, o Derby surgiu no século 19. O que o diferencia do Oxford é que a parte dos furos para o cadarço está situada em abas laterais costuradas sobre o corpo do sapato. Isto faz com que ele se adapte com mais facilidade a todas alturas do peito do pé. Versátil, funciona com costume, blazer e calça sem gravata, e também com calças de alfaitaria e camisa. Dependendo do modelo e do material, pode até ser usado com jeans.

3. Monk Strap 

Recebeu este nome graças a sua semelhança com as sandálias de monges. Surgiu nos anos 1930 e é considerado um modelo menos formal do que um Oxford, mais do que um Derby, e uma alternativa elegante ao mocassim. Para evitar que a sua calça fique presa à fivela, o ideal é optar por peças com barras mais estreitas e um pouco mais curtas. Assim como o Derby, vai bem com costume, blazer e calça sem gravata, e também com calças de alfaitaria e camisa.

4. Brogue

Ao contrário do que muitos pensam, brogue não é um sapato, mas o nome dado ao perfurado decorativo que alguns calçados apresentam. Dependendo da extensão dos motivos perfurados, fala-se em “semi-brogue”, “brogue” ou “full-brogue”. É um sapato que pode arejar seu terno de trabalho, e dependendo do seu estilo, pode até ser usado com jeans.

5. Mocassim

Mocassim é o nome dado aos sapatos de couro costurados a mão com pontos largos ao redor do peito do pé e sobre os dedos. Em 1953, a Gucci projetou a moda dos mocassins com o lançamento de um modelo com fivela de metal e uma faixa verde e vermelha, que foi copiado no mundo inteiro.

Qualquer que seja a sua escolha, na hora da compra, atente para o seguinte:

1. Além do fator estilo, você deve levar em consideração o conforto. Experimente os dois pés do sapato, ande pela loja e fique algum tempo com eles nos pés. Cerca de 90% das pessoas têm um pé maior que o outro. Sapatos não “laceiam” no comprimento. No máximo, adaptam-se à largura do seu pé.

2. Prefira sapatos de solado de couro aos de solado de borracha, por mais fiéis aos de couro que estes modelos possam parecer. Além de mais elegantes, solados de couro duram bem mais, se guardados adequadamente.

3. A escolha do modelo de sapato pode ser influenciada pela altura do seu pé. Se as duas carreiras de orifícios não ficaram paralelas ou estão sobrepostas,  é sinal de que o sapato não é o adequado para você.

4. O ideal é que exista uma distância mais ou menos da largura de um lápis do dedo até a frente do sapato, para evitar desconforto. Sapatos de bico fino e forma mais alongada podem ficar com o bico um pouco levantado.

5. Não utilize seu sapato de couro dois dias seguidos. Para mantê-lo em forma, o ideal é investir em dois modelos e alterná-los. Na hora de guardá-los, conte com uma fôrma especial de madeira, que absorve a umidade interna do sapato e evita que o couro fique marcado, além de manter um aspecto de novo. Pode ser adquirida em lojas especializadas em artigos para sapatos.

6. Vai engraxar? Esqueça as graxas tradicionais, que proporcionam um brilho temporário ao couro, mas ressecam o material a longo prazo. No dia-a-dia, prefira uma flanela úmida para tirar o pó e, de tempos em tempos, um produto hidratante específico para sapatos.

5 comentários sobre “5 sapatos masculinos essenciais e como combiná-los

    • Olá, Cândido! A Zara tinha um modelo bem bacana há alguns dias… Nas grandes sapatarias, como Sapataria Cometa, Fascar e CNS acredito quer você encontre… Senão, veja a possibilidade de comprar online. Abs!

      • Ola Marcia
        Muito grato por sua atencao.
        Aqui em Porto Alegre continuo na busca.
        Se nao der, tentarei comprar via web.
        E, mais uma vez, parabens pela excelente materia.
        Abrs, Candido

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.