Homens de Elite
Um policial não é exatamente uma das referência de moda mais comuns. Mas há um universo recheado de utilidades e tecidos diferenciados para a manutenção do conforto por debaixo de toda aquela farda.
A estilista Ana Paula Osório, ainda se mantendo fiel ao público masculino, descobriu como aplicar essa tecnologia multifuncional ao dia-a-dia. O diferencial da coleção outono/inverno 2010 vai desde tecidos impermeáveis e isoladores térmicos a aplicação de bolsos escondidos em lugares inusitados.
Como ponto de partida da nova coleção, nomeada Griffo, Ana Paula adequou um design moderno ao homem viril, corajoso e, ainda sim, elegante. A principal inspiração foi o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Distrito Federal. O “homem de elite” precisa manter a flexibilidade, durabilidade da roupa e uma costura anatômica que sobreviva ao estresse cotidiano.
Não-tecidos como lã, poliéster, lona, tricoline, suplex e malha estarão presentes na maioria das peças. Estas são algumas das matérias primas utilizadas nos uniformes originais da Polícia. Vale a pena conferir esta adaptação, que conta principalmente com a criatividade da artista.
Em entrevista para o site Mistermag, Ana Paula contou que sempre fez artes marciais e que é faixa preta em caratê. Sempre foi ligada em estratégias de combate e admira muito o trabalho do BOPE. “Quando você é sequestrado ou está em situação de perigo extremo, quem pode te ajudar é o BOPE. Esses homens tem família, mesmo assim se arriscam”.
O trabalho de pesquisa foi intenso. A estilista preferiu ter um contato direto com os treinamentos da elite da Polícia Militar. “Muita gente não sabe, mas eu passei três meses dentro do quartel acompanhando o treinamento do BOPE”, conta Ana Paula.
Foto: Equipe Sueli Estrela Fotografia


















O desfile da Anna Paula foi um sucesso!!! Um orgulho para Brasília ter uma estilista de tal nível. Parabéns também ao site pela cobertura.