O que o estilo dos personagens de “Amor à Vida” pode nos ensinar
Não adianta. Em um país aficionado em novela, a grande força lançadora de moda acaba sendo o folhetim televisivo. Não tem passarela, revista, editorial de moda que resista ao roteiro, personagens, roupas e acessórios das nossas tramas. Sempre foi assim na moda feminina, e se tem uma coisa de que podemos nos gabar é que “Amor à Vida”, novela que está na reta final, caprichou na variedade de estilos masculinos no ambiente corporativo. Pensando nisso, elegemos alguns tópicos sobre “O que o estilo dos personagens de “Amor à Vida” pode nos ensinar”. Vamos fazer uma apanhado geral aqui, do pior para o melhor figurino.
Não é que a gente jogue no time dos caretas e antiquados de plantão, mas tudo depende do mercado em que você atua. E os caras de quem estamos falando trabalham em um Hospital, o San Magno, um ambiente corporativo em que precisam transmitir seriedade e confiança, certo? Então, vejamos.
1. Dr. Jacques Sampaio (Júlio Rocha)
Passou a novela in-tei-ri-nha vestido de bege, uma cor ingrata para a tonalidade de pele do brasileiro e, claro, a DELE. Teria sido bom também não embarcar na onda “Slim Fit” que tomou conta dos personagens.
Esse tipo de modelagem mais estreita e justa ao corpo fica bem em homens altos e longilíneos, sobretudo se as lapelas e a gola das camisas forem mais estreitas. Os mais baixos e fortes, como é o caso dele, precisam equilibrar as proporções. Olha só como ele fica bem melhor assim:
2. Dr. Eron
Vestiu cinza durante toda a trama, normalmente no pacote todo: camisa + paletó + gravata. Usou todo o tipo de “novidade”, desde lapelas e golas muito estreitas até paletós bicolores e com bolsos cheios de bossa, (como o da foto aí embaixo), que estão longe de ser adequados ao ambiente corporativo.
Mas o maior problema aqui nem é tanto a monocromia ou os detalhes, mas a proporção. Dr. Eron tem o pescoço muito largo e comprido, e nem é tão magro assim para usar costumes justos, com calças de cós baixíssimo para a estatura dele. Paletós com lapelas mais largas e camisas com um colarinho americano resolveriam bem. Saca só:
3. Dr. Rafael Nero (Rainer Cadete)
Também adepto, em menor grau, dos modernismos de alfaiataria inadequados ao ambiente corporativo.
Mas até que a proporção e as cores estavam bem. O colarinho menor e as lapelas do paletó mais estreitas funcionam bem para ele, que tem estatura menor.
4. Maciel, o motorista (Kiko Pissolato)
Uma das melhores proporções da novela. Colarinho, lapelas, largura da gravata, tudo perfeito e adequado a seu tipo físico mais atlético. Claro que usar uniforme ajuda muito a manter a linha, mas de todo modo foi super bem escolhido.
Maciel só derrapou em uma passagem super especial: o dia do casamento com a Pilar. Para a ocasião, escolheu um costume cinza de três botões, que não fica bacana para quem é forte e largo como. Enruga, fica estranho na frente…
5. Félix Khoury (Mateus Solano)
E o campeão é Félix Khoury. Proporções acertadas e modelagem slim em lapelas, golas das camisas e gravatas perfeitas para o corpo magro e alto.
Em vez de investir em detalhes papagaiados como seus colegas Eron e Rafael, Félix inova nas cores e na mistura de materiais, soluções que a gente pode levar para a vida prática, sem exageros.
Agora vamos a algumas dicas que funcionam inclusive para você que está lendo esse post:
1. Não basta vestir um costume ou terno, é preciso que esse conjunto seja de boa qualidade. Um bom tecido, geralmente lã a partir de Super 120, é o ideal. Mas o que isso significa? Quanto maior o número ou titulagem (120s, 150s, 180s) melhor é a qualidade do tecido, já que sua espessura é mais fina, exigindo uma maior quantidade de fios por centímetro quadrado de tecido. Neste aspecto, a durabilidade, toque e caimento tornam-se superiores.
LEIA TAMBÉM: Saiba como escolher o tecido da sua roupa social
2. Modelagem e caimento perfeitos são imprescindíveis quando o assunto é vestimenta masculina. Não economize na estrutura do costume.
3. Escolha um costume de cores escuras e neutras. Azul marinho é a campeã, porque fica bem em praticamente todas as colorações de pele.
4. Esqueça os recortes, detalhes, golas bicolores, modelagens muito justas ou muito folgadas. O costume ideal é aquele que veste o seu corpo com suavidade, sem apertar, sem folgas e rugas.
5. Cuidado com a barra da calça, que não deve ser nem muito curta e nem longa, arrastando no chão.
LEIA TAMBÉM: Dez erros de estilo que arruinam a sua imagem
6. Invista em bons sapatos de couro e os mantenha sempre engraxados.
7. Invista em gravatas de qualidade e procure saber que tipo de nó é o adequado para você.
8. NUNCA use óculos esportivos com costume. Prefira armações mais leves, de acetato ou metal.










