O “boom” da cerveja especial em Brasília
Nos últimos três anos, Brasília tem vivenciado o crescimento acelerado do mercado cervejeiro, mesmo sem entender muito do seu funcionamento. Apesar disso, sentimos um empenho muito bacana dos donos de bares e de empórios, fornecedores, garçons e de cervejeiros em divulgar ao máximo a cultura e incluir gente nova no meio da beberragem (rs).
No último dia 11 de maio, realizei na Livraria Cultura o início de um “Ciclo de Palestras” sobre cervejas. O assunto do primeiro encontro foi “A história da cerveja”, um tema complicado para ser abordado em tão pouco tempo, dada a vastidão de assunto. O mais difícil desse encontro foi estabelecer a diagnose de quem estava ouvindo, o que me deixou bastante nervoso, mas o que era para ser uma coisa tediosa e maçante transformou-se num bate-papo informal e envolvente. Traçamos uma linha de retrocedência sobre a história da cerveja, intermediadas com comentários e curiosidades dos espectadores. Daí, em virtude da demanda da platéia, resolvemos postar um pouquinho dessa história aqui, no Mistermag.
Mas vamos falar um pouquinho sobre mim. Sou Leonardo Shamah, professor de teatro por formação e mais atuante no mercado da cidade como ator e diretor, mas também cervejólogo e consultor cervejeiro. Meu trabalho engloba elaboração de cartas de cervejas para bares e restaurantes, degustações em domicílio e bate-papo cervejeiros. Em 2011, trabalhei nos melhores lugares de cervejas especiais de Brasília: Agrippina Bistrô, Zigfrida e Godofredo por períodos curtos, e no Grote Markt – Cervejas Especiais por aproximadamente um ano. A passagem por esses lugares me deu a possibilidade de vivenciar o mercado cervejeiro do Distrito Federal desde seus primórdios.
O ano de 2010 foi o grande ano cervejeiro da cidade. Anteriormente tínhamos a presença do Brau Haus, na Asa Sul, depois o Godofredo, na Asa Norte, juntamente com o Empório S&S (Soares & Souza), que na época não era exclusivamente de cervejas especiais, mas de bebidas diversas.
Em 2010 tivemos a abertura de diversos estabelecimentos que vendiam cervejas especiais, o La Biere, no Lago Sul, Agrippina Bistrô (402N), Zigfrida (408N), Grote Markt – Cervejas Especiais (409N), Beer Selection, na Asa Sul e o Empório S&S que finalmente acabou se especializando em cervejas. No ano seguinte apareceram os quiosques da Mr. Beer nos shoppings da cidade e o quiosque da Laus Bier, no Shopping Iguatemi.
Essa rápida viagem pela história da cerveja em Brasília te deixou instigado? Então, continuaremos na próxima sexta-feira essa viagem, que avança pelo Brasil e pelo mundo.
Um beijo, um abraço e um Weihenstephaner Hefe-Weissbier, a cerveja mais antiga do mundo.
Produzida pela cervejaria Weihenstephaner – localizada na região da Bavária (Alemanha) – é a mais antiga cervejaria do mundo em operação contínua (desde 1040 d.c). Quer experimentar?
Grote Markt – Cervejas Especiais, na 409 norte. Quanto? R$ 25,50


