“As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne”
Os fãs do clássico “As Aventuras de Tin-Tin” estão em povorosa. É que o desenho acaba de ganhar uma versão na telona. Dirigido por Steven Spilberg e produzido por Peter Jackson, “As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne” é baseado nos quadrinhos criados há 80 anos pelo artista belga Hergé (Georges Remi), que contam as aventuras do jovem detetive Tintim e seu cachorro Milu. O longa reúne , inspirado na popular série belga de histórias em quadrinhos criada por Hergé
O projeto de Spielberg de filmar Tintin, um personagem quase desconhecido nos Estados Unidos, foi uma aventura desde o início. O diretor contactou Hergé em 1983 e o belga parecia entusiasmado em trabalhar com o americano, mas o criador de Tintin faleceu antes de um encontro. Foi a viúva do artista, Fanny, quem cedeu ao cineasta os direitos para levar o repórter ao cinema, em 2006, após árduas negociações.
Mas o diretor teve que esperar pelo desenvolvimento da tecnologia de “motion capture” (captura de movimento) para poder filmar Tintin, que foi coproduzido pelo diretor da saga “O Senhor dos Anéis”, Peter Jackson.
Ele desejava utilizar a técnica, em que os movimentos de atores reais dão vida a personagens digitais por meio de sensores – algo já visto por exemplo nas criaturas azuis de “Avatar” -, para dar mais emoção e expressividade aos personagens.
“As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne” terá sua estreia mundial no próximo sábado na capital da Bélgica – terra natal do personagem criado por George Remi, mais conhecido como Hergé -, 30 anos depois de Spielberg pensar pela primeira vez em levar o personagem para o cinema. Veja o trailer.
*Com AFP

