Preservação do meio ambiente

Eco friendly, eco bag, eco fashion. Nunca se falou tanto em preservação de recursos naturais. Poupar o meio ambiente é a nova ordem, mas você sabe o quer dizer eco friendly?  Tudo começou com a tal da sustentabilidade entrando na agenda de discussões nos quatro cantos do mundo. Mas o que é isso mesmo? Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade que abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. Resumindo a ópera, sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente, tanto agora como para um futuro indefinido. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”. O conceito original de  “desenvolvimento sustentável,” foi adaptado pela Agenda 21, programa das Nações Unidas. Algumas pessoas referem-se ao “desenvolvimento sustentável” como um termo amplo já que implica em desenvolvimento continuado e que deve ser reservado somente para as atividades de desenvolvimento. “Sustentabilidade”, então, é hoje em dia usado como um termo amplo para todas as atividades humanas. Um empreendimento sustentável deve ter em vista 4 requisitos básicos e ser:

Ecologicamente correto; Economicamente viável; Socialmente justo; e Culturalmente aceito.

Os conceitos são muitos, mas você já pensou no que poderia fazer para ajudar nosso cansado planeta? Dá uma olhada…O uso doméstico da água consome cerca de 10% do total, e economizá-la em casa faz muita diferença já que uma pessoa chega a consumir mais de 300 litros por dia na realização das suas atividades cotidianas. Por exemplo: a cada copo de água que você bebe, outros dois copos são gastos para lavá-lo. Você não precisa ser um eco-chato, mas combater o desperdício em qualquer circunstância é missão de todos nós. Quer saber como? Dá uma olhada….

1. Sabia que cada descarga com a válvula gasta de 10 a 30 litros de água para mandar embora seus dejetos? Troque válvulas de descarga por caixas de seis litros.

2. Fechar o chuveiro enquanto você se ensaboa economiza bastante água… Além disso, reduza seus banhos de banheira e prefira duchas rápidas ais banhos demorados. deixe para planejar sua vida fora do box do banheiro.

3. Que tal aproveitar para fazer a barba durante o banho? Mas não vale distrair-se e demorar três anos sob o chuveiro.

4. Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes, lavar as mãos e fazer a barba. Em cinco minutos, vão-se pelo ralo, sem nenhuma utilidade prévia, pelo menos 12 litros de água. Economizando, você gasta de 1 a 2 litros.

5. Conserte as torneiras que estão pingando. Cada uma pode perder mais de 40 litros de água por dia.

6. Não lave pisos e calçadas com esguicho. Use vassoura e balde, reutilizando a água da limpeza das suas roupas.

7. E por falar em roupas, utilize sua máquina de lavar sempre com a carga máxima e no máximo, três vezes por semana.

8. Atenção à geladeira. Guardar alimentos quentes e usar a parte de trás como secadora de roupa (ai, não!!!!) faz o motor gastar mais energia. Deixe-a longe de fontes de calor, como o fogão ou janelas ensolaradas e evite abri-la com freqüência.

9. Verifique sempre o fechamento da porta e o funcionamento do motor. Se estiver funcionando sem parar, chame um técnico.

10. Ao utilizar lavadoras, selecione sempre a lavagem a frio. Você economiza 75% de energia em máquinas de lavar louça e 92% nas de lavar roupa!

11. Evite máquinas de secar e equipamentos a pilha. Uma pilha precisa de muito mais energia para ser fabricada do que fornece. Se houver real necessidade, prefira as recarregáveis.

12.Verifique a possibilidade de usar o aquecedor solar em vez do chuveiro elétrico.

13. Aproveite ao máximo a iluminação natural. Lâmpadas incandescentes (aquelas comuns, de luz amarelada, sabe?) gastam até 75% a mais de energia e duram bem menos que as fluorescentes. Que tal trocá-las?

14. Aumente a vida útil de seu computador fazendo “upgrades”. Se for comprar outra máquina, tenha a possibilidade de atualizações futuras em mente. A fabricação e descarte de computadores, periféricos e outros equipamentos eletrônicos representam risco à saúde e ao ambiente. Na fabricação de um computador de 24 quilos por exemplo, são usados 240 quilos de combustíveis fósseis, 22 quilos de produtos químicos, dentre eles alguns tóxicos, além de perigosos metais pesados, como chumbo, bário, cádmio e arsênio que contaminam o meio ambiente e estão relacionados a vários problemas de saúde. Sabia?

15. NUNCA descarte no lixo comum seus equipamentos eletroeletrônicos. Além de produzirem lixo tóxico, volumoso e de reciclagem complexa, a maioria destes produtos contêm substâncias tóxicas como polímeros anti-chamas, PVC e metais pesados como mercúrio, chumbo e cádmio, que além de contaminarem o meio-ambiente, podem causar graves danos à saúde humana e dos animais. A Zero Impacto gerencia e recicla resíduos eletroeletrônicos, utilizando as mais modernas tecnologias. A empresa recebe e realiza a coleta, sem custo, de quaisquer tipos de aparelhos eletroeletrônicos, exceto monitores e televisores. Se for descartar, entre em contato com eles.

16. Procure usar cartuchos de tinta ou tonner reciclados.

17. Avalie se é mesmo necessário imprimir algo. Se for, ajuste a impressora para o uso de tinta mais adequado. Guarde as folhas usadas e use seu verso para anotações.

18. Cada brasileiro gera diariamente, em média, 800 gramas de lixo. O lixo anual de uma pessoa é composto por: 90 latas de bebidas, duas árvores gastas com papel, 107 garrafas ou frascos, 70 latas de alimentos, 45 kg de plástico, 10 vezes seu próprio peso em refugo doméstico.

19. O Brasil produz cerca de 230 mil toneladas de lixo por dia. Isso equivale a duas filas de caminhões de lixo de cinco toneladas, ocupando o espaço de dez pontes Rio-Niterói. Só a cidade de São Paulo produz, em um mês, lixo suficiente para encher todo o estádio do Morumbi.

20. JAMAIS jogue papel no chão, nem pela janela do carro (é comum em Brasilia esbarrar com um PORCO atirando latas ou até mesmo coco verde pela janela!!!). Tenha sempre uma lixeira dentro do seu possante e poupe as ruas de seu lixo.

21. Recicle e dê sempre preferência a produtos reciclados sempre que os tiver como opção. E separe o lixo.  Se você tem dúvidas sobre como separá-lo, dê uma olhadinha aqui.

22. Quando for fazer compras… leve uma bolsa de lona para carregar seus mimos e recuse as sacolas das lojas. No supermercado, evite ao máximo os sacos plásticos ou procure utiliza-los o mínimo possível.

23. Use ar condicionado e aquecedores na mais baixa temperatura que conseguir. Quanto mais frio ou quente, mais alto o gasto. E limpe sempre os filtros. Faça o mesmo com chuveiros elétricos.

24. Mude já! Convença os amigos, recrute a família!!!! Você não precisa virar um eco-chato, mas fazer a sua parte é fundamental!

Fonte: www.greenpeace.org.br e site da empresa Zero Impacto

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.