Perfil Moda – Verão 2012
Está enganado quem jura que as tendências para cada temporada são definidas apenas por estilistas e marcas. Muito antes da coleção ser desenhada em uma folha de papel ou chegar às passarelas, uma equipe de profissionais fazem uma grande pesquisa pelas ruas para saber o que o consumidor espera e quer vestir no próximo verão ou inverno. Todo esse trabalho é apresentando em um “caderno de tendências”.
Na manhã da terça-feira (03), o SENAI do Distrito Federal lançou o livro “Perfil Moda – Inspirações + Tendências Verão 2012” em um evento aberto ao público na filial de Taguatinga. Um trabalho que envolveu 15 departamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em uma pesquisa de aproximadamente seis meses no Brasil e exterior.
Os focos do caderno de tendência são os micros e pequenos empresários, mas muito estudante de moda marcou presença no lançamento. Todos foram recebidos com em um café-da-manhã e puderam conhecer alguns dos produtos confeccionados nos cursos de qualificação e aperfeiçoamento disponibilizados pelo SENAI. Paulo Eduardo Ávila, presidente do Sindiveste/DF, e Marco Aurélio Junior, gestor de projetos do segmento moda da Apex Brasil, também estiveram presente no lançamento.
Paulo Mendes e Stefania Rosa, supervisores técnicos do SENAI/DF, fizeram uma rápida apresentação do “Perfil Moda – Inspirações + Tendências Verão 2012”. Eles detalharam as macrotendências e os perfis para a estação. Os convidados foram apresentados logo após. Os estilistas Akihito Hira e Ronaldo Fraga eram os grandes destaques do evento. Ambos falaram sobre o processo criativo e apresentaram coleções.
(Clique nas miniaturas para aumentar as imagens)
Akihito Hira trouxe suas roupas para o auditório em um rápido desfile com sete modelos. Valter Lourenço assinou o styling da apresentação. As peças são fruto do trabalho do estilista e foram apresentadas na edição de inverno 2011 do Capital Fashion Week em abril deste ano. Em entrevista ao Mistermag, o designer comentou a importância dos cadernos de tendências no seu processo criativo: “É uma grande ferramenta. Utilizo desde que criei minha primeira coleção.”
Ronaldo Fraga exibiu três vídeos sobre suas recentes coleções apresentadas no São Paulo Fashion Week. Após a palestra, o estilista confessou ao Mistermag que não gosta de trabalhar com livros de “inspirações”, mas disse que o material é importante para empresários e estudantes de moda. “É fundamental para quem está no início e precisa de base para entender várias realidades. Moda é interpretação de um contexto”, explicou.
Ronaldo Fraga ministrou palestra e confessou não usar caderno de tendências.
Seu processo de pesquisa é outro.
























Eu participei do minas trend preview e não recebi o catalogo. gostaria de saber como adquirir o perfil modA verão 2012.
oBRIGADA PELA ATENÇÃO
JACQUELINE.
Oi Jacqueline! Entre em contato com a assessoria do evento ou do órgão produtor do catálogo…