Conheça a Chapada dos Veadeiros
Tudo bem que este feriado é curto, mas que tal aproveitar para conhecer as redondezas? Selecionamos um roteiro incrível na Chapada dos Veadeiros (Goiás) para que seu feriado seja, no mínimo, paradisíaco!
CHAPADA DOS VEADEIROS
A Chapada dos Veadeiros é uma região de cerrado localizada no nordeste do estado de Goiás e que abrange cinco municípios: Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, São João D’aliança e Teresina.
Sua área total é de 15.267 km2 e conta com uma população de 32.731 habitantes. Abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, e a Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto, onde se localiza o ponto mais alto do planalto central, com 1.676 metros de altitude. Por ser uma das áreas de maior biodiversidade existentes no país, a região também recebeu o título de Reserva da Biosfera Goyaz.
Se você ainda não conhece esse Paraíso, está na hora de programar uma ida até lá.
ALTO PARAÍSO
O município tornou-se conhecido no final do século XX graças a presença de inúmeros grupos místicos, esotéricos, ligados à espiritualidade, praticantes de meditação, yoga, hippies e outros movimentos que escolheram o lugar para viver. Cânions gigantescos, paredões rochosos, rios cristalinos, cachoeiras, piscinas naturais e minas de quartzo estão entre as belezas naturais do lugar. A cidade também conta com uma ótima infra-estrutura voltada para o turismo, com pousadas, hotéis, hotéis-fazenda, restaurantes, bares, pizzarias, e lojas de artesanato.
Cachoeiras
1. Loquinhas
Acesso pela Rua do Segredo, a 3 km do centro da cidade. Um complexo de sete poços de beleza única, caracterizados por suas águas cor de esmeralda. Fácil visitação para crianças e pessoas da terceira idade. Muro de pedra feito por escravos, trilha ecológica, ponte pênsil e 780m de passarela de madeira, ladeando o córrego Passatempo, facilitando os banhos e preservando o meio ambiente. A Fazenda Loquinhas também oferece hospedagem na Druid’s Pousada Xamânica do Cerrado.
2. Cachoeiras Almécegas I e II
De Alto Paraíso, 9 km de asfalto seguindo a estrada para São Jorge até a Fazenda São Bento e aproximadamente, mais 3 km de estrada de terra. Trilha de mais ou menos 1 km, no rio dos Couros e encontramos mais uma maravilha da chapada, a Almécegas I. Seguindo pela estrada de terra temos a Almécegas II, que está a poucos metros mais de caminhada. Na Almécegas I, o nível de dificuldade é médio pela quantidade de subidas e descidas, já o caminho restante até a Almécegas II é bem tranqüilo.
3. Cachoeira do Vale do Rio Macaco
Complexo de cachoeiras e cânions. Trajeto de aproximadamente 50 km (preferencialmente com veículo de tração nas 4 rodas) e depois, uma grande caminhada (trekking) em terreno íngrime. Também é indicado para quem quer praticar canyoning. Devido ao complexo trajeto e esforço para chegar, aconselhamos o acompanhamento de um guia credenciado e bom preparo físico.
CAVALCANTE
É o município mais antigo da Chapada dos Veadeiros, cercado por cachoeiras, cânions, serras, veredas, possui mais de 60% da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Também é o berço da comunidade quilombola denominada KALUNGAS, remanescentes de escravos que se refugiaram entre as serras durante e depois do Brasil colônia, isolaram-se até quase a metade do século passado.
Cavalcante já possui uma estrutura básica de Hotéis, Pousadas, Áreas de Camping, Restaurantes e Pizzarias. Sua economia está se diversificando, atualmente o turismo, a mineração e a geração de energia são as principais atividades, sem desprezar a pecuária, que sustenta seus moradores da região há anos. Culturalmente, temos como destaque a caçada da rainha, danças como o lundu e a sussa, as romarias e folias. Especialmente no mês de agosto acontece o festival de música Instrumental e em dezembro, a mostra de cinema Etnográfico.
Cachoeiras
1. Cachoeira Veredas
Localizada a 5 km de Cavalcante em estrada de terra fica a fazenda Veredas. São sete cachoeiras e subindo a serra de Santana, encontramos trechos de trilhas cavaleiras feitas de pedras pelos escravos no ciclo do Ouro, seguindo até a divisa com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
2. Cachoeiras do Rio Prata
Estrada de terra de 60 km de Cavalcante e mais 50m de caminhada, aí está o acesso a primeira cachoeira do Rio Prata. São inúmeras em seu percurso, tendo há 7 km de caminhada, a cachoeira Rei do Prata e seu mirante para o Vão do Moleque. Os níveis de dificuldade variam de cachoeira, do fácil ao difícil.
3. Cachoeira Santa Bárbara
Fica a 27 km de Cavalcante em estrada de terra, está o povoado do Sítio Histórico Kalunga do Engenho II. Após 5 km de caminhada em terreno plano ou 3,5 km de “Off Road” mais 1,5 km de caminhada, encontra-se essa Maravilha. O nível de dificuldade é médio.
SÃO JOÃO D’ALIANÇA
São João d’Aliança está localizada a aproximadamente 150 km ao norte de Brasília. A topografia do município é marcada pela Serra Geral do Paranã, que atravessa a região de norte a sul, formando uma exuberante área de transição entre cerrados e florestas úmidas pré-amazônicas. Seus principais rios, afluentes do rio Tocantins são: Paranã, Tocantinzinho, Cachoeirinha e Brancas. Estes oferecem impressionantes cachoeiras e corredeiras, propícias para o ecoturismo e esportes de aventura.
Cachoeiras
1. Cachoeira São Cristovão
É também conhecida como Cachoeira do Pastor e está localizada na região do Chico do Morro, na Serra Geral do Paranã. O acesso se dá por estrada de terra, 14 km distante da sede de São João d’Aliança. Do rancho para as cachoeiras do Córrego Veadeiros, há uma pequena trilha interna de 800 m, que é realizada em cerca de 30 minutos, com nível médio de dificuldade. São duas quedas d’água, uma com 33m e outra com 55m, é possível tomar banho no poço da primeira queda. Alguns metros adiante, justamente onde começa a segunda queda, encontra-se o belo mirante do Vale do Paranã.
2. Cachoeiras São Pedro
Localizadas na Fazenda Bela Vista, no Vale do São Pedro, Serra Geral do Paranã, estas cachoeiras fazem parte da micro bacia do córrego São Pedro. São 19 km estrada de terra até a trilha. Para a Cachoeira São Pedro I, são 1,5 km de trilha, que leva em média 40 minutos para ser feita. Já para a cachoeira São Pedro II (de 37 m de altura), a trilha tem 2 km, que levam em média 1h de caminhada para ser completada. Existe um trecho com alto grau de dificuldade.
SÃO JORGE
Cravado no coração da Chapada dos Veadeiros, em uma região de cerrado de altitude que guarda uma das formações mais antigas do planeta e também a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localiza-se o Distrito de São Jorge.
Atualmente conta com uma boa infra-estrutura turística, sua população é de aproximadamente 600 habitantes, que concentram suas atividades em receber visitantes de todo o Brasil e do exterior. Podemos encontrar pousadas, campings, restaurantes, pizzarias, artesanato e variados. São Jorge é famoso pela sua vida noturna, possuindo várias opções que proporcionam satisfação a todos os gostos. A visitação acontece durante todo o ano, chegando ao ápice no mês de julho (alta temporada), quando acontece o importante Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, reunindo grupos culturais de todo o Brasil.
Cachoeiras
1. Vale da Lua
De São Jorge, está a 10 km de estrada de terra e de Alto Paraíso, 23 km de asfalto mais 11 km de estrada de terra. Da portaria ao atrativo são cerca de 700m, o Vale da Lua é um dos lugares imperdíveis da Chapada dos Veadeiros, com seu leito de pedras em formatos arredondados, lembrado as cratéras da Lua. Nível de dificuldade baixo e atenção extra no período de chuvas.
2. Raizama
A um pouco mais de 3 km do povoado de São Jorge, o Sítio Espaço Infinito oferece um dos mais belos atrativos da chapada. Com um circuito de caminhada de pouco mais de 2 km onde o corrégo Raizama, depois de formar uma deliciosa hidromassagem, despenca em um cânion de mais de 100 m de extensão e em alguns pontos, mais 50m de profundidade. Percorre-se uma trilha esculpida nas paredes do cânion até as piscinas. Nível de dificuldade baixo e muita atenção no Cânion.
3. Canyon 2 e Cariocas
Localizados no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com uma caminhada leve de aproximadamente 4km, atravessando alguns riachos e veredas, a beleza dos campos rupestres começa a chama atenção. O Canyon 2 é um estreitamento do Rio Preto, que entre rochas de quartzo, forma em seu final um delicioso poço . Com aproximadamente mais 1 km de trilha, aparece entre as pedras do Rio Preto, um espetáculo de quedas: As Carioquinhas. O nível de dificuldade é médio, atenção na descida das cariocas.
COMO CHEGAR:
De carro
Partindo de Brasília, siga para a saída norte, sentido Planaltina. Seguindo em frente, cerca de 10 km depois de Planaltina, faça a rotatória entrando à esquerda (há uma placa indicando Alto Paraíso). Siga em frente, passando por São Gabriel e São João D’Aliança. Chegando em Alto Paraíso, há uma placa indicando a entrada para São Jorge (cerca de 1 km antes da cidade).
Verifique seu combustível, e caso necessário, abasteça em Alto Paraíso. Em São Jorge não há posto. Vá com cuidado e devagar, pois dos 35 km de estrada, os 14 km finais são de terra.
De ônibus
Real Expresso
Fone: (61) 2106-7100
Brasília – Alto Paraíso, diariamente – 10h, 21h
Alto Paraíso – Brasília, diariamente – 13h15, 01h30
Santo Antônio
Fone: (61) 3234-3997
OBS.: Os horários estão sujeitos a alteração. Recomenda-se entrar em contato direto com as empresas responsáveis.
Rodoviária de Alto Paraíso
Fone: (62) 3446-1359
*Vai a Chapada? Então, não deixe de consultar os Centros de Apoio ao Turista (CAT), pois alguns dos passeio indicados só poderão ser realizados com o acompanhamento de um guia credenciado, além do que, os Centros e os guias têm informações mais precisas e atualizadas com relação à condição de cada passeio e suas necessidades.
Fonte: www.chapadadosveadeiros.com











Só uma observação:
Galera, vamos preservar, não joguem lixo nas trilhas e recolham tudo o que levarem. Vamos cuidar para podermos aproveitar sempre. Thanks! Abç!
Para quem não vai, morram de inveja, estarei lá.
Não é a minha primeira vez e o que eu digo é que é um lugar tão grande, tão incrível que não dá para conhecer tudo em uma única vez. Cada vez é única e todas valeram a pena.
Muito Legal a Matéria, um lugar bem legal para fugir da locura urbana!!!