Verdades e mitos sobre pele masculina
Ah, tá. Você parou no tempo em que cuidar da pele era coisa de mulher e faz o tipo “hidratante nem pensar”. Filtro solar longe da praia ou piscina, então, é quase uma heresia, afinal, homem que é homem passa longe da prateleira de comésticos, certo? Errado. Muito cuidado, garanhão. Não estamos aqui rotulando seu tórax malhado, falando de metro, macho, velho ou novo homem. A história toda é sobre saúde. Sim, meu caro, saúde. Por menos que você se importe com a camada de ozônio ou com as ruguinhas que já pipocam na sua testa, que tal chegar à idade do seu pai exibindo uma cutis saudável e merecedora da máxima: nossa, o cara está muito conservado! Tá vendo como a coisa logo muda de figura? Para garantir um futuro melhor para a sua tez bronzeada, o mistermag conversou com Dr. Adilson Costa, médico e dermatologista, sobre os cuidados básicos que você deve ter com sua fina estampa, e separou, ainda, uma listinha de produtos que farão muito bem à sua imagem. Gostou? Então, dá uma olhada.
Quais as características da pele masculina? Há diferenças entre pele feminina e masculina?
Do ponto de vista genético, a pele masculina difere da feminina, basicamente, em dois quesitos: quantidade e firmeza das fibras de sustentação dérmicas (fibras elásticas e fibras colágenas) e produção de sebo, o que representam ótimos aliados endógenos para se retardar o envelhecimento da pele. masculina, quando comparada à pele feminina.
A presença de fibras elásticas e colágenas mais abundantes e espessas fazem com que a pele do homem seja menos propensa às rugas e flacidez, o que torna os sinais de envelhecimento menos proeminentes. A pele da mulher tende a sofrer danos estéticos rapidamente progressivos a partir da menopausa, quando os níveis dos hormônios femininos circulantes no corpo (ótimos elementos de manutenção da jovialidade, mas péssimos parceiros para isto, quando de sua ausência) são reduzidos.
A hiperprodução sebácea, por outro lado, é um excelente coadjuvante na manutenção das condições ótimas da pele, pois formam um filme oclusivo em sua superfície que retém água no espaço formado entre ele e a pele, mantendo-a hidratada, embebendo as células e fibras dérmicas em água, o que prolonga suas funções fisiológicas por mais tempo.
A proteção solar é uma providência importante contra o envelhecimento? Que produto é mais indicado, um protetor ou um hidratante com fator de proteção solar?
O excesso de exposição solar é um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce, pois os raios ultravioletas desencadeiam a quebra das fibras de colágeno e elastina, tornando a pele mais flácida, com manchas e rugas (fotoenvelhecimento). O fotoprotetor deve ser aplicado no rosto ao acordar, antes de qualquer outro produto. Isso deve tornar-se uma rotina, um ato automático. Trabalhos clínicos mostram que o simples uso diário de fotoprotetor não só reduz sinais de envelhecimento cutâneo como, também, clareia manchas, diminui a profundidade das rugas e o diâmetro dos poros, além de aumentar a produção de fibras elásticas, rearranjando-as e recuperando as já destruídas. Estes efeitos podem ainda ser otimizados com o uso de um produto anti-aging (ou anti-envelhecimento).
Escolher entre um fotoprotetor exclusivo ou um fotoprotetor com hidratante é, muitas vezes, uma questão de avaliação da pele do consumidor. A maioria dos fotoprotetores tem características hidratantes excelentes, que dispensam o uso de outro produto hidratante. No entanto, fotoprotetores para peles oleosas, tendem a ser pouco hidratantes, deixando, às vezes, a pele seca.
É necessário associar o uso de um fotoprotetor ao de um hidratante? O que se pode fazer para manter a pele limpa e saudável?
Uma rotina simples deve ser seguida para manter a pele saudável.
1 – Ao acordar, lave a pele com um sabonete líquido específico para seu tipo de pele. Se você optar por utilizar um creme anti-aging, aplique-o em seguida.
2 – Aplique seu fotoprotetor.
3 – Durante o dia, retoque o fotoprotetor a cada duas horas. Se a pele ficar muito oleosa com a aplicação de camadas sucessivas, pode-se secá-la com lenços próprios para isto, reaplicando-o em seguida.
4 – Antes de dormir, lave novamente o rosto e, em seguida, aplique um hidratante facial ou um hidratante com agentes antiaging.
5 – Acrescente o uso de um creme com nutrientes na rotina diária. Isso pode ajudar a manter a pele sempre saudável.
6 – Faça limpeza de pele a cada 30 ou 60 dias, seguida de uma sessão de hidratação.
7 – Uma vez por semana, faça esfoliação leve, com produto especializado.
8- Duas vezes ao dia (de manhã e à noite), e sempre após o banho, aplique quantidades vigorosas de hidratantes corporais.
O uso do tônico facial é indispensável? Por quê?
O tônico facial remove resíduos difíceis e que possam ter restado de produtos de limpeza, preparando a pele para os produtos da etapa de tratamento. Como o homem não usa maquiagem, lavar o rosto com um sabonete específico para sua pele é suficiente. Além do mais, esta limpeza em excesso, sem necessidade real pode desestruturar as condições normais da pele, tornando-a seca e vulnerável a irritações e, até mesmo, surgimento de algumas espinhas.
Que princípios ativos devem ser priorizados entre os 20 e os 40 anos?
Nesta faixa etária, as dicas acima são mais que suficientes. No entanto, pode-se lançar mão de produtos que tenham papel anti-aging, com aceitabilidade para todas as faixas etárias, como, por exemplo, vitaminas C e E, os antioxidantes coffeeberry e ácido ferrúlico, densiskin, (firmador cutâneos) retinil palmitato (derivado do retinol, a forma mais pura da Vitamina A.), além do uso de produtos para a região dos olhos.
A rotina estabelecida a partir dos 30 anos pode ser aplicada depois dos 40 anos ?
A partir dos 40 anos, sinais de envelhecimento já são mais visíveis. As substâncias e produtos utilizados nesta faixa etária são eficientes na abordagem do fotoenvelhecimento, mas, sem dúvida alguma, outras de efeito mais intenso como a tretinoína e a isotretinoína, potentes anti-agings, a hidroquinona e o ácido azelaico, importantes clareadores, devem ser incorporadas. Embora menos potentes, o ácido glicólico (anti-aging), assim como outros alfa-hidróxiácidos (ácido mandélico, ácido láctico, por exemplo), também engrossam esta fila. No entanto, estas substâncias são, na imensa maioria das vezes, indicadas apenas com prescrição médica, pois têm seus efeitos objetivados como parte de um tratamento médico.
Quais os procedimentos em consultório (peelings, laser) mais indicados e quais seus efeitos?
Sem dúvida alguma, os campeões de procura nos consultórios dermatológicos continuam a ser:
1 – Toxina Botulínica: ameniza rugas de expressão e sudorese axilar. Esta última indicação é a mais crescente nos últimos anos.
2 – Preenchimento com ácido hialurônico – atenua rugas e sulcos dinâmicos, ou seja, aqueles visíveis somente com o rosto em movimento (quando rimos, choramos ou fazemos alguma expressão).
3 – Peelings – desde os superficiais (como os de ácido retinóico, alfa-hidroxiácidos, ácido salicílico, de resorcina, de cristal), que atenuam manchas e rugas superficiais, passando pelos médios (de ATA) e os profundos (de fenol), para atenuar rugas e manchas mais profundas.
4 – Laser – para remoção de pêlos (LightSheer ® ou luz pulsada), cada vez mais procurados por homens, e os indicados para resurfacing facial, ou peeling, que pode ser feito com lasers de erbium (Pixel) ou de Co2 (Fraxel), que realizam o processo sem sofrimento exagerado e com excelentes resultados, garantindo uma aparência bem mais jovem aos pacientes.
5 – Radiofreqüência – conhecido como Thermacool, esta tecnologia tem a capacidade de contrair as fibras colágenas, diminuindo a flacidez, rejuvenescendo o aspecto da pele de forma extraordinária, além de tratar, também, a epiderme.
6 – Infravermelho – excelente tecnologia para redução de medidas. Seu principal representante é o Accent, um aparelho de radiofreqüência que emite ondas e gera calor. A ação térmica quebra as células de gordura e estimula o colágeno, o que melhora as irregularidades na pele.
Como escolher a melhor textura de produto de beleza? O tipo de pele influencia na escolha?
Os veículos ou seja, as texturas dos produtos tópicos são escolhidas de acordo com o tipo de pele.
Pele normal: creme, loção
Pele seca: creme, óleo
Pele oleosa: gel, mousse, loção, gel-creme
Como pode ser definido o tipo de pele? É necessária avaliação clínica ou a observação de certos aspectos pode ajudar na classificação?
Para se saber o tipo de pele, a avaliação clínica é fundamental. Três quesitos clínicos devem ser observados: brilho da pele, diâmetro dos poros e o grau de secura da pele.
Pele normal: brilho normal, poros de diâmetro normal, ausência de áreas secas
Pele seca: ausência de brilho, poros de diâmetro normal, grandes áreas secas (opacas)
Pele oleosa: intenso brilho, poros dilatados, ausência de áreas secas.
Os tratamentos variam em função do tipo de pele?
Na imensa maioria das vezes, o tipo de pele não determina o tipo de procedimento. O que o determina é o grau de envelhecimento da pele.
Limpeza de pele ou o uso de máscaras e esfoliantes são recomendados? Em que situação devem ser utilizados?
Os cuidados acima garantem uma aparência excelente da pele. Bons resultados com o uso de máscaras hidratantes são adquiridos logo após as sessões mensais ou bimensais de limpeza de pele.
Dr. Adilson Costa é Médico e Dermatologista formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Associação Médica Brasileira.
Registrado no CRM/SP sob o número 91.128.
Mestre em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina.
Chefe do Setor de Dermatologia Estética, Acne e Pesquisa Clínica do Serviço de Dermatologia da PUC de Campinas.
Consultor para empresas cosméticas, dermocosméticas e de medicamentos dermatológicos.
Afiliações:
• Sociedade Brasileira de Dermatologia
• “International Society of Dermatology”
• Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia
• “Colegio Ibero-Latinoamericano de Dermatología”
• Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica



super completa a matéria ! isso sim é prestação de serviço! parabéns !!!