8 cuidados essenciais que você deve ter com as unhas

Você deixa para o final da sua lista de cuidados uma olhadinha com maior atenção nas unhas? Se for assim, está mais que na hora de abandonar essa idéia. Separamos 8 Cuidados Essenciais que Você Deve Ter com as Unhas. 

Produzidas por células da pele da ponta dos dedos, são compostas principalmente por ceratina, uma proteína endurecida também encontrada na pele e no cabelo. Além de seu apelo estético, as unhas têm importantes funções: ajudam a pegar e manipular objetos, protegem os tecidos das pontas dos dedos das mãos e pés, além de refletirem nosso estado geral de saúde, já que muitas doenças e condições sérias podem ser detectadas justamente por meio de mudanças em sua aparência. Portanto, que tal uma boa olhadinha e um pouco mais de cuidado com as pontas de seus dedos?

1. Nem é preciso dizer que além de denotar insegurança e ansiedade, o hábito de roê-las é falta de higiene, já que as unhas podem ser sede de infecções por fungos (micose de unha). Sendo assim, mantenha suas unhas aparadas e lixadas. Nada de inovar no tamanho, lobo mau.

2. Unhas devem ser cortadas retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais para manter seu vigor máximo. Para cortá-las, você pode optar entre um cortador de unha (mais seguro, se você não for lá muito jeitoso) ou uma tesoura. Corte na linha branca e cuidado para não deixá-las muito curtas. O ideal é sempre preservar uma pequena borda branca.

3. Uma escovinha pode ser grande aliada na hora de garantir a higiene. Deixe-a no banheiro, para não esquecer de usá-la.

4. Se decidir ir a uma manicure, certifique-se de que o material usado é descartável ou esterilizado. Se preferir, leve de casa seu set de alicate, lixas, cortador… E não deixe que as cutículas sejam removidas. Elas são a proteção para unha e pele. O ideal é empurrá-las só para dar um formato mais uniforme.

5. Qualquer alteração como descamações, manchas, fragilidade, descolamento ou espessamento, procure um dermatologista para diagnosticar e tratar o problema. Evite lixar a parte de cima da unha para preservar a queratina.

6. Contato com a terra e plantas, pêlos de animais e utensílios contaminados na cozinha ou em manicures podem favorecer infeccões por fungos, virus e/ou bactérias. Além disso, cigarros e certos produtos químicos, mesmo esmaltes e removedores, podem ser prejudiciais às suas unhas e torná-las amareladas.

7. Encravou…

Unhas encravadas são um problema relativamente comum. Sapatos apertados e outros traumatismos são as causas mais recorrentes. Podem ser dolorosas e, às vezes, são alvos de infecção. Em vez de tentar resolver o problema sozinho, cortando ou lixando os cantos da unha afetada, procure um dermatologista logo no início.

8. Nunca mexa nas unhas, especialmente se já estiverem infectadas. Mudanças na cor, inchaço e dor podem sinalizar um problema sério. Relate qualquer alteração ao seu dermatologista. Ele é o médico que melhor pode determinar a conduta terapêutica para o seu caso.

 

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.