That 70’s Show

Os anos 70, com certeza, marcaram época. Prova viva disto é que muitos fãs das bandas da década hippie simplesmente permanecem fieis aos hits. Para checar de perto o porque desta paixão toda, preparamos um top 6 com as músicas que estouraram nas vitrolas e ainda ocupam um bom lugar nos iPods.

1. Stayin’ Alive, Bee Gees – Calças de cintura alta, medalhões e cabelos grandes os românticos do Bee Gees tornaram o hit inesquecível em 1977. A música faz parte do CD Saturday Night Fever, considerado a alavanca na carreira inquestionável do grupo. A composição foi trilha sonora de Os Embalos de Sábado a Noite.

2.  Stairway to Heaven, Led Zeppelin – A combinação da voz aguda de Robert Plant e das guitarras alucinadas de Jimmy Page caracterizaram o que muitos consideram a melhor banda dos anos 70. Stairway to Heaven é a música mais requisitada nas rádios dos EUA, segundo a BBC, e o melhor solo de guitarra já executado na música, segundo a revista britânica Total Guitar. Ela traduz o clássico lema de drogas, sexo e rock’n roll.

3. Dancing Queen, ABBA, – A canção número 1 nos Estados Unidos em 1977. O hit faz parte do musical “Mama Mia!”, que virou filme em 2008. ABBA foi a banda mais pedida para retornar aos estúdios em 2009, segundo o site Gigwise.

4.  Anarchy in the UK, Sex Pistols – Os anos 70 é, a cima de tudo, o berço da cultura punk. Em 75 surge o Sex Pistols, uma banda britânica que não respeita as tendências da guitarra mais elaborada e com o vocal totalmente disforme. Anarchy in the UK traduz o comportamento punk da época.

5. We Will Rock You, Queen – O Queen começou um movimento único, conhecido como Opera Rock. A partir do som diversificado da banda, surgiu o estilo Rock Progressivo. “We Will Rock You” foi lançada em 1977 e apresentou ao mundo o caminho que o rock trilharia dali em diante. A banda também foi responsável pela popularização de grandes shows em estádios esportivos.

6. Another Brick in the Wall, Pink Floyd – O álbum mais conhecido do grupo inglês, The Wall, foi lançado em 1979, quase nos anos 80. Ele apresentava ao púbico uma música que seria considerada a trilha do questionamento ao poder ditatorial. O melhor é que ela antecede a queda do muro de Berlim em dois anos, e foi muito relacionada ao fato, embora seja uma crítica ao rígido sistema educacional. Enfim, a carga política pesada e as guitarras progressistas de David Gilmour conferiram a The Wall o título de terceiro álbum mais vendido de todos os tempos nos Estados Unidos, segundo tabelas da Billboard.

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.