Conversamos com Allessandro Albuquerque sobre sua nova agência de modelos
1. Como começou sua trajetória?
comecei como professor de passarela da extinta giceci e logo depois comecei a trabalhar como booker na mega model onde fiquei durante 6 anos…logo depois fui trabalhar na g2 que agora se chama unique e fiquei mais 3 anos lá…no total são 10 anos de experiência trabalhando com modelos e no mercado de brasilia que sei bem como funciona…adquiri muito conhecimento nesse tempo todo e hoje me sinto confiante em começar uma nova história administrando uma agencia de modelos.
2. Por quais agências vc já passou em Brasília?
ihhhhh acho que já respondi na pergunta acima! e nessas agências fui booker,maquiador,produtor de book e produtor de casting.
3. Desde que vc começou, que mudanças vc considera que foram essenciais no mercado de moda de Brasília?
quando comecei a unica agencia que tinha que era bacana era a extinta look! de lá pra cá surgiram várias agências..o mercado se tornou mais competitivo e eu acho que agora realmente quem trabalhar direito vai ter o seu espaço! não existe mais espaço para amadores…tudo melhorou…em todos os sentidos…hoje temos em brasilia profissionais de moda em todos os seguimentos,estilistas,produtores de moda,maquiadores…enfim…temos todos os profissionais de moda aqui e todos com um grande conhecimento da área…logo os modelos tambem tem que acompanhar o ritmo do mercado!
4. Como é o dia-dia de um booker?
o dia vai desde ficar no pé dos modelos para se cuidarem…manter contatos com todos os clientes…captar clientes tambem…e saber vender os modelos de acordo com o que o cliente precisa…saber direcionar a carreira de cada um de acordo com o seu perfil…e por ai vai…
5. Que características vc considera importante para quem quer trabalhar nesse mercado?
a primeira coisa é ser persistente e querer muito! essa é uma profissão para pouquissimos mesmo! varias meninas desistem antes de pelo menos tentar direito! carisma é uma coisa primordial tambem…beleza não é tudo mesmo! a beleza está na forma que vc trabalha e cativa o cliente…confiança é tudo! e pra isso os modelos precisam estar com a auto-estima altissima! a partir dai tudo fica mais fácil para a modelo e para o booker que está vendendo o modelo!
6. Você está prestes a inaugurar sua própria agência. Qual é o principal diferencial da Win Models? planejar muito bem a carreira do modelo…muitos modelos acabam parando de modelar porque não tiveram esse direcionamento! a carreira de modelo é uma carreira super rápida e pra isso precisamos correr para quem realmente tenha o perfil consiga viajar e fazer fama! e a coisa mais importante é você não perder o “time”! a modelo tem que estar pronta pra na hora da oportunidade ela poder seguir em frente…além de claro…ter a parte administrativa sempre em dia! cachês…material de modelos atualizados…e clientes felizes com o atendimento sempre.
7. Desde que moda virou moda, tem muita gente tentando a carreira de modelo. Quais as diferenças entre as carreiras de homens e mulheres?
hoje em dia as diferenças são um pouco menores…mas as mulheres ainda ganham muito mais…acho que temos que tratar os homens como as mulheres e dar a mesma atenção…acho que é esse o meu diferencial…sempre gostei tambem de trabalhar com homens! a moda está para todos e o homem cada vez mais toma conta desse mercado…os homens brasileiros são bem conhecidos pelo sex appeal e cada vez mais as campanhas colocam homens em seus editoriais! e isso vem mudando agora…não só as mulheres são conhecidas pelo nome! os homens tambem são e estão lutando para isso…
8. Para você, quem são os tops no mercado local?
em brasilia tem muita gente boa! muitos modelos que já deveriam estar fora daqui…os agentes de fora tem um certo pre-conceito com modelos de brasilia por achar que aqui só tem patricinhas e mauricinhos! que os modelos que dão certo são os que vem do interior e que precisam mais…preciso mudar isso! os modelos de brasilia precisam dar certo! mas pra isso eles precisam querer de verdade seguir a carreira e eu como booker meu sonho é fazer uma top model! já trabalhei com modelos ótimas que já viajaram o mundo…mas quero mais e estou a procura disso…adoro a larissa mascarenhas…o marcílio lobo… atualmente são os melhores pra mim…mas tem muita gente boa vindo ai…pode esperar!
9. Quem são suas apostas para 2010? Algum novo rosto a quem devamos estar atentos? tem muitas carinhas novas que vão trabalhar muito em 2010…luiza feitoza…andré fernandes(que já fotografou para o mister mag)
10. Um conselho para quem quer começar a carreira de modelo
antes de qualquer coisa o candidato precisa saber que a carreira começa cedo e que ele precisa abrir mão de certas coisas se ele quer realmente ser modelo! procurar uma agência que você(o modelo) tenha afinidade com os profissíonais que trabalham nela…isso é muito importante! já trabalhei com modelos que não deram certo comigo e foram pra outra agência e funcionaram…como já recebi modelos que não eram nada e funcionaram super bem comigo! afinidade é tudo! ainda mais com quem vai te vender…o modelo precisa ter confiança no seu agente como o agente tem que acreditar na modelo! se comunicar é tudo!
se cuidar e saber que o corpo é sua ferramenta de trabalho! se não quer malhar e largar o cachorro quete? mude de profissão!
valewwwww marciaaaaa! veja os erros pleaseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!
vi tão rápodo! espero que goste!
bjãoooooooooooooooooooooooooooo

alle albuquerque

Apesar de recente, o metiê de moda de Brasília já tem seus personagens, gente que trabalhou e trabalha na construção de uma identidade de moda com a cara e o DNA da capital. No elenco dessa engrenagem, Allessandro Albuquerque é uma das peças fundamentais. Dono de um carisma impressionante e de uma trajetória que já completa uma década formando e exportando modelos para os mercados nacional e internacional, Allê parte agora para uma nova etapa: a abertura de sua própria agência de modelos, a Win Models. Entre um telefonema e outro, na correria dos acertos finais para o começo da rotina no novo negócio, Allessandro conversou com o mistermag sobre carreira, o mercado da cidade e ainda elegeu dicas preciosas para os aspirantes a tão concorrida vida de modelo.

1. Como começou sua trajetória?

São 10 anos de experiência. Comecei em 2000, como professor de passarela da extinta Giceci. Nesse meio tempo, fui booker, maquiador, produtor de book e produtor de casting.

2. Por quais agências você já passou em Brasília?

Comecei na Giceci, depois fui para a Mega Model, onde fiquei por 6 anos como booker. De lá fui para a G2, que hoje se chama Ünique, onde estive nos últimos três anos. Adquiri muito conhecimento nesse tempo todo e hoje, por conhecer bem o mercado de Brasília, me sinto confiante em começar uma nova história administrando uma agência de modelos.

3. Desde que começou, que mudanças você considera que foram essenciais no mercado de moda de Brasília?

Quando comecei, a única agência que havia e que era bacana era a extinta Look. De lá pra cá surgiram várias agências, o mercado se tornou mais competitivo e acho que agora realmente quem trabalhar direito vai ter o seu lugar. Não existe mais espaço para amadores, tudo melhorou em todos os sentidos. Hoje temos em Brasília profissionais de moda em todos os segmentos, estilistas, produtores de moda, maquiadores, enfim, todos com um grande conhecimento da área. Sendo assim, os modelos também têm que acompanhar o ritmo do mercado!

4. Como é o dia-dia de um booker?

Vai desde ficar no pé dos modelos para se cuidarem até captar e manter contatos com todos os clientes. Isso inclui saber vender os modelos de acordo com o que o cliente precisa, direcionar a carreira de cada um com base no seu perfil, e por aí vai…

5. Que características são importantes para quem quer trabalhar nesse mercado?

A primeira coisa é ser persistente e querer muito! Essa é uma profissão para pouquíssimos mesmo, várias meninas desistem antes mesmo de tentar direito. Carisma é uma coisa primordial também, beleza não é tudo. A beleza está na maneira como você trabalha e cativa o cliente. Confiança é tudo! E para isso os modelos precisam estar com a auto-estima altíssima. A partir daí, tudo fica mais fácil para o modelo e para o booker que está vendendo o modelo.

6. Você está prestes a inaugurar sua própria agência. Qual é o principal diferencial da Win Models?

Planejar muito bem a carreira do modelo. Muitos acabam parando de modelar porque não tiveram esse direcionamento. A carreira de modelo é super curta e para isso precisamos correr para que aqueles que realmente têm o perfil consigam viajar e conquistar o sucesso. E a coisa mais importante é não perder o “timing”! A modelo tem que estar pronta para seguir em frente quando a oportunidade surgir. Há também a parte administrativa, que deve estar sempre em dia! Cachês, material de modelos atualizados e clientes felizes com o atendimento, sempre.

7. Desde que moda virou moda, tem muita gente tentando a carreira de modelo. Quais as diferenças entre as carreiras de homens e mulheres?

Hoje em dia, as diferenças são um pouco menores, mas as mulheres ainda ganham muito mais. Acredito que devemos tratar os homens da mesma forma que as mulheres e dispensar a eles a mesma atenção. Acho que está aí o meu diferencial. Sempre gostei também de trabalhar com homens, a moda está para todos e o mercado masculino está cada vez mais promissor. Os brasileiros são bem conhecidos pelo sex appeal e cada vez mais as marcas apostam em coleções masculinas, as revistas colocam homens em seus editoriais! Não só as mulheres são conhecidas pelo nome, os homens também se tornaram famosos e estão lutando para isso.

8. Para você, quem são os tops no mercado local?

Em Brasília tem muita gente boa, muitos modelos que já deveriam ter viajado. Os agentes de fora têm um certo preconceito com a modelada da cidade por acharem que aqui só tem patricinhas e mauricinhos, que os modelos que dão certo são os que vêm do interior e que precisam mais. Tenho que mudar isso! Os modelos de Brasília têm que dar certo, mas para isso precisam querer de verdade seguir a carreira e eu como booker, tenho o sonho de formar uma top model! Já trabalhei com modelos ótimas que já viajaram o mundo, mas quero mais e estou a procura disso. Adoro a Larissa Mascarenhas, o Marcílio Lobo. Atualmente são os melhores para mim, mas tem  muita gente boa vindo aí, pode esperar!

marcilio e larissa cópia

9. Quem são suas apostas para 2010? Algum novo rosto a quem devamos estar atentos?

Tem muitas carinhas novas que vão trabalhar muito em 2010. Luiza Feitoza, André fernandes, que inclusive já fotografou para o mistermag! (reveja aqui o editorial)

10. Um conselho para quem quer começar a carreira de modelo

Antes de qualquer coisa, o candidato precisa saber que a carreira começa cedo e que ele precisa abrir mão de certas coisas se quer realmente ser modelo. É preciso se cuidar e saber que o corpo é sua ferramenta de trabalho. Se não quer malhar e largar o cachorro-quente, mude de profissão! É preciso também escolher uma agência em que haja profissionais com quem o modelo tenha afinidade. Isso é muito importante. Já trabalhei com pessoas que não deram certo comigo e que foram para outra agência e funcionaram, assim como já recebi modelos que não eram nada e funcionaram super bem comigo. Afinidade é tudo, o modelo precisa ter confiança em seu agente, assim como o agente tem que acreditar no modelo! Comunicar-se é tudo!

fotos: Allê Albuquerque por Bruno Santiago/Marcílio Lobo por Allê Albuquerque/ Larissa Mascarenhas por Dudu Lima

16 comentários sobre “Conversamos com Allessandro Albuquerque sobre sua nova agência de modelos

  1. Sucesso pra vc, Alê. Desde que vc fez o book do André Luigi na Agência Mega, adorei seu trabalho. E o André Luigi está muito feliz por seguir com vc para sua nova e promissora agência. Bjo, Juliana

  2. Alle, estou muiiiitooo feliz por vc!! Sabe q vai fazer SUCESSO!! Não esqueça de mim!! Pretendo ser uma dessas novas tops a ser descoberta por vc amoore!! Bjuu..

Comente

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.